03/08/2018 - 20:57

COMPARTILHE

Seccional propõe ação contra BB para que se cumpra lei sobre tempo máximo de espera nas filas

03/08/2018 - 20:57

Seccional propõe ação contra BB para que se cumpra lei sobre tempo máximo de espera nas filas

Seccional propõe ação contra BB para que se cumpra lei sobre tempo máximo de espera nas filas

 

Diante dos transtornos por que passam os advogados na Agência do Banco do Brasil do Fórum Central para levantar os valores de honorários e de indenizações pagas a seus clientes, a OAB/RJ propôs ação, com pedido de medida liminar, a fim de que o Banco adote, imediatamente, providências para reduzir o tempo de espera nas filas a, no máximo, 20 minutos. Atualmente, a espera dos advogados pode levar horas. "Os colegas perdem um tempo enorme em filas gigantescas. É preciso dar um basta nisso e a Seccional não ficou inerte", afirmou o presidente da Ordem, Wadih Damous.

 

 O procurador-geral da OAB/RJ, Ronaldo Cramer, conta que a opção por uma ação mais drástica, por meio judicial, foi a última tentativa de resolver o problema. "Buscamos, por várias vezes, resolver de forma amigável com o comando do Banco do Brasil, visando ao entendimento e à solução desta situação desagradável. Mas isso não foi possível", revela Cramer.

 

De acordo com a Procuradoria da OAB/RJ, a ação foi apresentada o mês de junho e pede que o Banco do Brasil adote procedimentos para reduzir o tempo de espera máximo na agência do Fórum Central para 20 minutos, como mandam a Lei Municipal nº 2.861/1999 e a Lei Estadual nº 4.223/2003. Foi pedida também uma liminar para que tal mudança aconteça o mais rapidamente possível. "Temos que reparar esse absurdo que é o advogado, que sobrevive de seus honorários, ter de esperar até cinco horas para recebê-los, passando por duas ou três filas", acrescenta Cramer.

 

O juiz responsável pelo caso ouvirá representantes do Banco do Brasil para decidir o mérito da liminar, o que deverá acontecer em breve. O posto de atendimento do Banco do Brasil concentra os pagamentos judiciais de todo o Fórum e é alvo de inúmeras reclamações recebidas pela Seccional.

 

Mandados de pagamento podem ser solicitados através do Portal da OAB/RJ

 

Para poupar tempo, os advogados podem utilizar a ferramenta para solicitação de mandados de pagamento disponibilizada no Portal da OAB/RJ (www.oabrj.og.br). Basta clicar no banner do Banco do Brasil, localizado na página principal do site. "O serviço já existe há dois anos, mas vem sendo subutilizado. Menos de 5% dos mandados emitidos mensalmente pela agência são solicitados através do nosso Portal. Os advogados precisam saber que é possível fazer isso sem perder tempo nas filas", ressalta o tesoureiro da Seccional, Sérgio Fisher.

 


Abrir WhatsApp