03/08/2018 - 20:57

COMPARTILHE

OAB Século 21 chega ao Noroeste e à Região dos Lagos

03/08/2018 - 20:57

OAB Século 21 chega ao Noroeste e à Região dos Lagos

OAB Século 21 chega ao Noroeste e à Região dos Lagos

 

Reformas de modernização contemplaram São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo

 

A Seccional fez, no dia 13 de julho, mais uma série de inaugurações para adequar todas as salas de advogados do Rio de Janeiro ao padrão do projeto OAB Século 21. A comitiva da OAB/RJ esteve em três municípios da Região dos Lagos: São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo e Cabo Frio. Até o fim de agosto, serão inaugurados novos espaços também em Araruama e Rio das Ostras.

 

As salas na Região dos Lagos foram restauradas, modernizadas e, agora, contam com computadores de última geração. O presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, o secretário-geral da Seccional, Marcos Luiz Oliveira de Souza, e o diretor do Fórum local, Ricardo de Mattos Pereira, estiveram presentes à solenidade de reabertura da sala, que agradou os advogados da cidade. Os colegas expressaram sua satisfação com as reformas que vêm sendo efetivadas pela Ordem. "A atual gestão está fazendo um grande trabalho", disse Ivonete de Lima Ribeiro.

 

A 48ª Subseção vem pleiteando também a reforma na sala da Justiça Federal do município, que atende mais oito comarcas na Região dos Lagos. "Aguardamos apenas a autorização do TJ para fazer reformas no espaço", revelou o presidente Júlio César dos Santos Pereira. Ele acrescentou que a Justiça Federal continua a ser um problema para os profissionais de Direito: "Arrastam-se, praticamente paralisados, 19 mil processos", salientou.

 

O presidente da OAB/São Pedro da Aldeia compartilhou com os advogados locais a sua convicção de que, pela primeira vez, desde a fundação da Subseção, vê a diretoria da Ordem trabalhar em prol da classe dos advogados e da cidadania dos moradores do Rio. "Sou testemunha de como a direção da Seccional faz um excelente trabalho institucional, empenhando-se na defesa da sociedade e também de nossas prerrogativas", destacou Júlio César.

 

Durante a inauguração da sala em Arraial do Cabo, Wadih comentou o cenário encontrado ao assumir a direção da entidade. "O que mais me impressionou foi a deterioração dos serviços que a OAB/RJ prestava aos colegas inscritos, particularmente nas salas do Judiciário", disse. Segundo ele, diante da constatação do estado lastimável dos espaços reservados aos advogados, a direção da Ordem priorizou as reformas desses locais, em detrimento até mesmo de melhorias nas sedes das subseções - embora estas também venham sendo realizadas. "Não construímos mais suntuosas sedes, em benefício somente dos aliados. Agora, a OAB/RJ tem uma direção republicana, com princípios, estratégias e ações consolidadas", sublinhou ele, ao inaugurar a espaçosa sala dos advogados no Fórum de Cabo Frio. Para o presidente da OAB/Cabo Frio, Eisenhower Dias Mariano, com o novo espaço, 90% dos anseios dos colegas que militam na região foram satisfeitos.

 

Os diretores dos fóruns de Cabo Frio e Arraial do Cabo, Carlos Sérgio dos Santos Saraiva e Ailton Vasconcelos, respectivamente, também participaram das cerimônias.

 

Novas salas também em Itaocara, Cambuci, São Fidélis, Itaperuna e Miracema

 

Nos dias 2 e 3 de julho, o projeto OAB Século 21 contemplou cinco subseções do noroeste do Estado, que se beneficiaram com as reformas de modernização. Envolvido em uma resolução judicial com o Tribunal Regional Federal, o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, não pôde comparecer às inaugurações do dia 2 de julho - Itaocara, Cambuci e São Fidélis. No dia 3, ele se encontrou com a comitiva, composta pelo pelo secretário-geral da Seccional, Marcos Luiz Oliveira de Souza, e pelo diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS), Felipe Santa Cruz, e, juntos, inauguraram novos espaços em Itaperuna e Miracema.

 

Em Itaocara, os profissionais de Direito ganharam uma moderna sala dos advogados no novo Fórum. O presidente da subseção, Fernando José Marrom, declarou que, em sua primeira inauguração, realizada em janeiro, o Fórum não oferecia um espaço para abrigar a sala da OAB. "Somente com a entrada do desembargador Luiz Zveiter no Tribunal de Justiça é que os advogados ganharam o espaço", acrescentou.

 

Outro problema: apesar de inaugurado e pronto para funcionar, o Fórum não contava com um juiz-titular. "Há apenas uma semana esta situação mudou e ganhamos um juiz para dirigir nosso Fórum. Temos, hoje, dois motivos para comemorar", ressaltou Fernando Marrom. Para o juiz-titular Rodrigo Rocha de Jesus fica a responsabilidade de dar andamento aos mais de oito mil processos existentes na comarca. Para os advogados, a nova sala - com dois computadores, TV, aparelho de DVD e mesa de reunião - será mais um instrumento de trabalho, facilitando o dia a dia da profissão.

 

Preservando a história da OAB

 

A Subseção de Cambuci teve a sua sede, localizada em um prédio anexo ao Fórum da cidade, totalmente remodelada. O novo espaço recebeu o nome do advogado já falecido Celso Andrade Neves. Na presença da mãe do homenageado, Maria Nilda Andrade Neves, de seu irmão, Cléber Andrade Neves, e cunhada, Rosa Quarteirole, o presidente da Subseção de Cambuci, Pedro Paulo Vieira de Lima, salientou a importância de preservar a história da OAB, prestando reconhecimento a profissionais que fizeram a diferença para a advocacia do país. "Só somos grandes como instituição porque sabemos preservar a nossa história", assinalou ele.

 

O novo espaço conta com três computadores modernos, TV, aparelho de DVD, sala para reuniões, e um pequeno auditório. Na cerimônia de inauguração, Marcos Luiz destacou que a intenção da Seccional não é oferecer espaços luxuosos, e sim dar instrumentos para facilitar o exercício da profissão. Felipe Santa Cruz, diretor do DAS, ressaltou que o projeto se chama OAB Século 21 porque o objetivo é proporcionar a todos os colegas, sem distinções, a adequação às transformações tecnológicas deste século. Na mesma cerimônia o presidente da Subseção de Miracema, Hanry Félix El-Khouri, doou dois aparelhos de ar-condicionado para a OAB/Cambuci.

 

Encontro de gerações

 

A inauguração das reformas na sede da Subseção de São Fidélis foi marcada pelo encontro de duas pontas da advocacia na região: o decano da OAB/São Fidélis, Dinancy de Almeida Santos, com o calouro dos advogados da cidade, Thiago Hespanhol. O presidente da OAB/São Fidélis, Hélio Leite da Silva, afirmou que "é bom ver que a advocacia se renova no município, sem perder as heranças deixadas pelos advogados que ajudaram a construir a subseção". Dinancy foi presidente da OAB/São Fidélis por dois mandatos, e também conselheiro da Seccional.  

 

A sede da subseção conta, agora, com quatro novos computadores, TV, aparelho de DVD, além de livros jurídicos atualizados.

 

Sala no TRT em Itaperuna

 

A sala dos advogados no TRT de Itaperuna  foi inaugurada em 3 de julho, com a presença do presidente da subseção local, Adair Ferreira Branco Júnior. O novo espaço no TRT conta com quatro novos computadores, TV, DVD, dois sofás, máquina fotocopiadora, impressora, e uma sala de reuniões para os advogados.

 

Parcerias em destaque

 

Já o novo Fórum de Miracema, inaugurado no dia 4 de junho, agora abriga a sede da 10ª Subseção. Um espaço amplo, que conta com quatro computadores de última geração, aparelhos de TV e DVD, fotocopiadora, impressora, sofás e sala de reunião para os advogados, além do gabinete da presidência da OAB/Miracema. Uma das primeiras subseções criadas no Estado, Miracema foi elevada há pouco tempo à segunda entrância, e na inauguração da nova sede a importância desta mudança foi reconhecida. "O desembargador Marcos José de Souza Favier merece todo nosso agradecimento por conseguir elevar a nossa comarca. Temos em nossa história grandes parcerias, e só dessa forma conseguimos crescer", assinalou Hanry Félix El-Khouri, presidente da Subseção de Miracema.


Abrir WhatsApp