15/07/2015 - 16:39

COMPARTILHE

Volta Redonda: Ação social completa um ano

15/07/2015 - 16:39

Volta Redonda: Ação social completa um ano

OAB local continuará projeto para conhecer de perto as demandas da cidade
 
NÁDIA MENDES
Volta Redonda conta com 92 bairros e todos eles têm alguma carência. Em alguns, falta saneamento básico; em outros,  creches. Em algumas escolas não há acessibilidade ou transporte adequado para os alunos. O que falta, também, é quem conheça essas dificuldades e proponha soluções. Pensando nisso e procurando fazer uma radiografia dos problemas da cidade, a subseção de Volta Redonda se aliou ao Movimento Ética na Política (MEP) e criou o projeto OAB Cidadã – Por um diálogo social, que realiza ações desde junho de 2014. No aniversário de um ano da iniciativa, a reportagem da TRIBUNA DO ADVOGADO acompanhou a plenária do movimento, que tratou de educação. 

As reclamações relacionadas foram diversas. Desde infestação de pombos em uma escola nas localidades Volta Grande I e II até o tráfico e consumo de drogas em uma escola do bairro Conforto. Alguns temas são de aparente fácil resolução, como a poda de uma árvore em uma escola no Roma II. Segundo o presidente da OAB/Volta Redonda, Alex Martins, foi possível identificar algumas grandes questões. “Organizamos as demandas apresentadas pelos moradores e enviamos ofícios às autoridades responsáveis por aquelas pautas. Já foram mais de 200 ofícios enviados em várias áreas.”. 

Na plenária, as propostas apresentadas foram divididas em dois aspectos, o pedagógico e o estrutural. “Entre os aspectos pedagógicos temos a valorização dos educadores e da educação popular e a reestruturação do sistema de avaliação. Já entre os aspectos estruturais estão a implementação de sistema de prevenção e manutenção da estrutura física das unidades de ensino e a adequação de escolas na questão da acessibilidade”, explica o coordenador da equipe de Educação, José Maria da Silva.  

No primeiro ano de atividade, mais de 40 bairros foram visitados. Os encontros acontecem aos sábados e a ideia é detectar os maiores problemas de cada lugar. “Para um melhor andamento do projeto, resolvemos agrupar as demandas oficiadas em seis grandes grupos de trabalho: saúde, educação, meio ambiente, mobilidade urbana, desenvolvimento econômico e sociedade civil. Assim podemos discutir mais a fundo as questões específicas de cada tema”, explica. 

Nas visitas, a relação é horizontal. Realizadas em praças e outros lugares públicos, são totalmente voltadas a ouvir a população. “Não vamos fazer palestra ou dar aula. Chegamos aos bairros com papel e caneta, para anotar as demandas dos moradores. O importante é ouvir quais são os problemas que aquelas pessoas enfrentam e pensar uma forma de ajudar a mudar aquela situação”, conta Martins.
 
Para ele, o projeto OAB Cidadã cumpre o papel social do advogado e aproxima a Ordem da sociedade. “Graças à união com a sociedade civil poderemos fazer transformações reais em Volta Redonda. O que nós buscamos é a valorização da nossa dignidade enquanto pessoa humana, já que a sociedade não está sendo ouvida pelo poder público”, afirma. 

“Precisamos resgatar a auto-estima da nossa cidade”, defende Martins. “Os documentos entregues ao poder público são construídos pela sociedade de Volta Redonda. Dessa forma, temos um diagnóstico real dos problemas e podemos manter a esperança de um município cada vez melhor”, finaliza.

Abrir WhatsApp