15/07/2015 - 16:49

COMPARTILHE

Promovido por cinco subseções, seminário de Direito Ambiental leva 250 advogados a Teresópolis

15/07/2015 - 16:49

Promovido por cinco subseções, seminário de Direito Ambiental leva 250 advogados a Teresópolis

A Subseção de Búzios, em parceria com as de Teresópolis, Barra da Tijuca, Rio Bonito e Piraí, realizou o 1º Seminário de Direito Ambiental no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. O evento aconteceu em Teresópolis, reunindo mais de 250 advogados no dia 20 de junho. 

Na primeira palestra do dia, o presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/Teresópolis, Guilherme Paim, falou sobre a regularização fundiária de unidades de conservação. Na palestra do membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB/Barra da Tijuca Francisco Carrera foi discutida uma abordagem jurídica da valoração dos ecossistemas e biodiversidade, em relação às unidades de conservação e serviços ambientais.

Já a presidente da comissão da OAB/Barra da Tijuca, Christiane Bernardo, abordou as unidades de conservação como instrumento de educação ambiental. Sobre a fauna local, falou a analista ambiental do parque, Isabela Deiss. O pesquisador Alex Bager abordou em sua fala o tema fauna e rodovias.

O presidente da OAB/Rio Bonito, César Gomes de Sá, que também é professor de Direito Ambiental, discutiu os desafios contemporâneos em relação aos recursos hídricos. Presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/Búzios, Wanderley Rebello Filho também integra a comissão na Barra da Tijuca e falou em sua palestra sobre os crimes contra a fauna. O diretor da ESA/Buzios, também membro da Comissão de Proteção dos Animais da OAB/Piraí Genilton Garcia Castilho (foto), fez considerações sobre a fauna e a flora locais.

Segundo o presidente da OAB/Búzios, César Spezin, outros eventos sobre Direito Ambiental estão sendo programados, como uma trilha na Serra dos Órgãos e aulas para conhecer o parque. “Agradeço os presidentes das subseções que me apoiaram nessa ousadia de fazer um evento fora de Búzios e que foi um sucesso. As palestras estavam programadas para terminar às 17h30, mas o debate se estendeu foi até as 22h”, disse.
 

Abrir WhatsApp