15/07/2015 - 15:44

COMPARTILHE

Menina ferida por pedra pede a ministro plano de combate à intolerância religiosa

15/07/2015 - 15:44

Menina ferida por pedra pede a ministro plano de combate à intolerância religiosa

O direito de crianças e adolescentes professarem sua fé em religiões de matriz africana foi debatido em audiência pública realizada no dia 26 de junho, na sede da Seccional. O ministro da Secretaria de Direitos Humanos da presidência da República, Pepe Vargas, recebeu de Kayllane Campos, menina de 11 anos atingida por uma pedra ao sair de uma festa de candomblé, documento com mais de 35 mil assinaturas pedindo um plano nacional de combate à intolerância religiosa.

Representando a Seccional, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ, Marcelo Chalréo, defendeu uma postura de transversalidade nas políticas públicas. “É preciso que essas políticas perpassem toda a administração pública horizontalmente. A sociedade quer mais que discursos, quer ação”.

Vargas ressaltou que não é preciso um plano de ação contra a intolerância religiosa para que atitudes sejam tomadas, mas não descartou a importância da medida. “Temos que formar uma rede democrática que defenda os direitos humanos. E eu assumo, aqui, o compromisso de levar esse debate para o governo”. Kayllane usou a palavra apenas para exigir respeito à sua religião. “Que eu possa sair de novo de branco na rua sem levar outra pedrada”, pediu.
 

Abrir WhatsApp