11/07/2017 - 13:23

Rio pede por fortalecimento da jovem advocacia em encontro nacional

11/07/2017 - 13:23

Rio pede por fortalecimento da jovem advocacia em encontro nacional

Realizado simultaneamente com o XVI Encontro Nacional da Jovem Advocacia, em Rondônia, dos dias 1º a 3 de junho, o Colégio de Presidentes das Comissões dos Jovens Advogados teve, como principal pauta, a necessidade urgente de fortalecimento dos profissionais em início de carreira.

Segundo o presidente da Comissão OAB Jovem da Seccional, Tomás Ribas, que representou o Rio de Janeiro no evento, um dos principais pleitos que apresentou na ocasião foi a luta pela extinção da cláusula de barreira, que atualmente impede que advogados com menos de cinco anos de formados ocupem cargos de diretoria ou participem dos conselhos da Ordem.

“A jovem advocacia já representa metade dos advogados e advogadas na ativa e mais do que nunca nós precisamos ser ouvidos”, declarou, ressaltando que percebeu uma postura mais combativa para pleitear espaço. “A falta de representação é tão grande que, no próprio encontro, a mesa de abertura contava com apenas dois profissionais da jovem advocacia. Isso é simbólico. Porém, a reação mostrou que não aceitaremos mais não ter voz”.

Na ocasião, também foi realizada a XIII Conferência da Advocacia de Rondônia.