03/08/2018 - 21:04

COMPARTILHE

Como a OAB se fortalece

03/08/2018 - 21:04

Como a OAB se fortalece

WADIH DAMOUS
 
Apesar de o Rio de Janeiro ter sido palco da Rio+20 no mês de junho, e a OAB/RJ ter participado do evento e da Cúpula dos Povos – inclusive sediando durante dois dias debates e palestras da programação desta última –, a capa desta TRIBUNA ressalta, uma vez mais, a criação e a ampliação de serviços para os advogados.
 
Isso tem uma razão: o oferecimento de serviços úteis à categoria, preocupação permanente em nossas gestões desde o primeiro dia, não tem parado de crescer. E as informações a esse respeito são de interesse dos advogados.
 
Os colegas com mais tempo de profissão haverão de recordar que, há alguns anos, ao sustentar que a Ordem abdicasse de seu papel institucional, alguns mais conservadores afirmavam que a entidade deveria se dedicar apenas a questões corporativas e passar longe da chamada política.
 
Talvez eles não se dessem conta de dois aspectos fundamentais.
Em primeiro lugar, nem toda participação política tem conotação partidária que – esta sim! - deve ser evitada pelas entidades representativas. Mas a defesa de valores da cidadania não deixa de ser participação política. E tem tudo a ver com a história e as melhores tradições da OAB.
 
Depois, a alienação política não deixa de ser uma forma de participação. E quem lava as mãos contribui para conservar o que está posto e abdica de tentar modificar a realidade.
Assim, sem medo de errar afirmamos que nunca a Seccional do Rio e a Caarj ofereceram tantos serviços aos advogados como nestas duas gestões que estamos tendo a honra de encabeçar.

Abrir WhatsApp