03/08/2018 - 21:05

Música e história na comemoração dos 80 anos da OAB

03/08/2018 - 21:05

Música e história na comemoração dos 80 anos da OAB

Em uma noite encerrada com a apresentação de Gilberto Gil, que cantou alguns de seus maiores sucessos, a Seccional promoveu, no dia 11 de agosto, uma dupla comemoração: os 80 anos da OAB e o Dia do Advogado. O evento, que incluiu uma esquete do humorista Nelson Freitas e foi totalmente custeado por patrocínios, reuniu dois mil colegas no Píer Mauá. Os convites haviam sido distribuídos, por ordem de chegada, na sede da Ordem.

As atividades foram abertas com a exibição de um vídeo que contou a história da OAB ao longo dessas oito décadas. Pelos telões instalados em vários pontos, os advogados puderam acompanhar a decisiva atuação da entidade em momentos emblemáticos da trajetória da República, como o Estado Novo e a ditadura militar, destacando-se o permanente compromisso com a democracia e o Estado de Direito.

Em seguida, a mestre de cerimônias Zezé Motta chamou ao palco o presidente da Seccional, Wadih Damous. Em pronunciamento emocionado, Wadih saudou os colegas pelo seu dia e salientou que a OAB hoje se mantém fiel ao caminho que trilhou desde a fundação e que legou, à instituição, o respeito da sociedade. “Sem descuidar das questões que afetam o dia a dia dos colegas em seu trabalho, como a defesa intransigente das prerrogativas, a Ordem tem um compromisso com a cidadania e não hesita nenhum segundo em honrar esse compromisso”, afirmou.

Próximo a falar, o presidente da Caarj, Felipe Santa Cruz, fez questão de lembrar que os festejos dos 80 anos da OAB e do Dia do Advogado não utilizaram “nenhum centavo das anuidades”. “Levamos quase um ano para fechar todos os patrocínios que permitiram promover esta noite, as palestras da OAB Expo (ver página 14) e uma série de eventos nas subseções de todo o estado. A anuidade paga é totalmente aplicada em serviços para os próprios colegas e na manutenção da estrutura da Ordem”, disse.

Coube ao tesoureiro da Seccional e organizador da cerimônia, Marcello Oliveira, fazer o agradecimento aos patrocinadores (Petrobras e Prefeitura do Rio) e apoiadores (Governo do Estado e Qualicorp).