03/08/2018 - 21:05

COMPARTILHE

Felipe Santa Cruz recebe medalha Pedro Ernesto

03/08/2018 - 21:05

Felipe Santa Cruz recebe medalha Pedro Ernesto

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (Caarj), Felipe Santa Cruz, recebeu, no dia 6 de agosto, a Medalha do Mérito Pedro Ernesto. Maior comenda do município, a condecoração é entregue a personalidades que se destacam em suas áreas de atuação. O vereador Roberto Monteiro (PCdoB) foi o idealizador da homenagem, realizada no Câmara Municipal.
 
Felipe teve sua história de militância social e  a atuação como dirigente da Caarj destacadas por todos os oradores durante a cerimônia. Compondo a mesa estavam, além do anfitrião e do homenageado, os presidentes da OAB/RJ e do Sindicato dos Advogados, Wadih Damous e Álvaro Quintão, respectivamente; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) pelo Quinto Constitucional da advocacia Mário Sérgio Pinheiro; o tesoureiro da Seccional, Marcello Oliveira; e o senador Lindbergh Farias.
 
Para Wadih, a comenda homenageou toda a classe. “Essa deferência honra, também, a advocacia e, em especial, a geração da qual fazem parte tantos bravos companheiros de luta”, disse, referindo-se ao grupo que iniciou, em 1992, a militância, tanto na política geral quanto na Seccional.
 
Da mesma geração de Felipe, Lindbergh lembrou de quando o conheceu, no início de sua atuação. “Fomos apresentados no começo da década de 1990 e ainda hoje vejo nele a mesma vontade de mudar o que acha errado”, afirmou. A atuação da Seccional frente a problemas da sociedade também foi comentada por Lindbergh. “Se hoje temos uma Comissão da Verdade no país, há de se reconhecer a importância das atitudes tomadas pela OAB/RJ”, elogiou, antes de lembrar Fernando Santa Cruz, pai de Felipe e desaparecido político. “Felipe teve boa parte de sua vida inspirada na trajetória dele”, salientou.
 
Emocionado, Felipe agradeceu a presença de todos e se disse encorajado com a lembrança. “Esta homenagem me dá a certeza de que agimos certo na hora do embate, defendendo nossos ideais sem desrespeitar opiniões contrárias”, frisou.
 
Por fim, ele destacou o fortalecimento da classe e lembrou algumas realizações. “O trabalho está sendo feito. Hoje são oito desembargadores no Tribunal de Justiça e dois no TRT indicados pelo Quinto. Além disso, incluímos 14 mil advogados gratuitamente no processo digital”, observou.
 
 

Abrir WhatsApp