03/08/2018 - 21:02

COMPARTILHE

Advogadas pedem e Caarj amplia alcance do Projeto Nascer

03/08/2018 - 21:02

Advogadas pedem e Caarj amplia alcance do Projeto Nascer

Advogadas pedem e Caarj amplia alcance do Projeto Nascer


Milena, de 5 meses, filha de Fabiane Winter Marcondes Sales da Costa, é a primeira criança a usufruir do Projeto Nascer, que restitui a anuidade paga à OAB/RJ para as advogadas que se tornaram mães ou venham a se tornar em 2011. O benefício vigorava apenas para as mães de nascidos ou adotados a partir de 10 de maio, quando foi lançado pela Caarj em parceria com a Seccional, e teve a vigência antecipada para janeiro passado, atendendo aos pedidos gerados pela repercussão a partir da divulgação na TRIBUNA.

"É muito bom saber que, num momento tão especial para a mulher como a maternidade, nossa entidade está conosco", disse Fabiane, depois de receber da Caarj, em 21 de junho, dia seguinte ao seu requerimento, o cheque de R$ 715. "Sabe como é, criança cresce rápido, está sempre precisando de roupinhas, fraldas ou alguma outra coisa", comentou a advogada, que está licenciada do trabalho e mora no Tanque, na Zona Oeste. Ela acreditava que não teria direito ao auxílio, até tomar conhecimento, pelo Portal da OAB/RJ (www.oabrj.org.br) na internet, das mudanças.

"Refizemos nossas contas orçamentárias e projeções de demanda e assim conseguimos ampliar o alcance do projeto, que agora poderá beneficiar um número maior de colegas", disse o presidente da Caarj, Felipe Santa Cruz, ao anunciar a novidade, chancelada pelo presidente da Seccional, Wadih Damous. "Fico satisfeito em poder atender a um número maior de advogadas; a finalidade da anuidade é mesmo voltar em forma de serviços e benefícios para os inscritos na Ordem", disse Wadih.

A estimativa da Caarj é de que há cerca de 27 mil profissionais em idade propícia para se tornarem mães. O Projeto Nascer foi lançado no dia 9 de maio, e dá direito à restituição da anuidade pelo valor cheio (R$ 715, em 2011). Naquela ocasião, Felipe lembrou que dispor desse valor numa fase de muitos gastos com o novo membro da família pode "significar uma boa economia para elas".

O Projeto Nascer segue-se ao Projeto Aprender, que no início do ano beneficiou, com um salário- mínimo para compra de material escolar, cerca de 200 famílias de advogados com até dois filhos matriculados no ensino fundamental e médio. Segundo Felipe, ambos são representativos da volta da Caarj à assistência social, "após o saneamento financeiro e as correções necessárias para atender sua verdadeira atividade fim".

Para requerer o benefício, as mães devem procurar a Caarj, na Av. Marechal Câmara, 210, 4º andar, Castelo. Ou solicitar mais informações na Central de Atendimento ao Advogado, pelo telefone (21) 2730- 6525.

 


Abrir WhatsApp