07/05/2013 - 17:40

Membros da OAB/RJ e da Caarj integram núcleo brasileiro da Associação Americana de Juristas

07/05/2013 - 17:40

Membros da OAB/RJ e da Caarj integram o núcleo provisório da Asociación Americana de Juristas (AAJ) no Brasil. O diretório foi criado no dia 19 de abril, em evento na Caixa, com a presença da diretoria da AAJ e de juristas de várias partes do país e do mundo. O presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, o conselheiro federal Wadih Damous e o presidente de Comissão de Direitos Humanos, Marcelo Chalréo, além do presidente da Caarj, Marcello Oliveira, são alguns dos integrantes do grupo.
 “A importância da AAJ no contexto internacional, particularmente no que diz respeito à pauta de direitos humanos, aliada à crescente internacionalização das demandas dessa natureza, fez dessa reorganização brasileira e a consequente construção de um núcleo inicial algo extremamente necessário”, disse Chalréo.

Criada em 1975, a AAJ é uma organização não governamental (ONG) que têm status consultivo junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas a fim de defender os interesses dos povos, sua independência econômica e a soberania sobre as próprias riquezas e recursos naturais, além do exercício livre da advocacia.

“Atuamos, também, firmemente, contra o imperialismo, o colonialismo, o fascismo e discriminações. Defendemos os direitos das mulheres, dos povos indígenas e das minorias nacionais como um todo”, explicou, no evento, Vanessa Ramos, porto-riquenha que preside a associação.
Marcello, que ofereceu a estrutura da Caarj para sediar o escritório do núcleo, falou sobre o atraso brasileiro na área de atuação da AAJ. “Tenho certeza de que a Associação tem muito mais a colaborar para o progresso dos direitos sociais no nosso país do que nós, brasileiros. O Brasil está muito atrás na discussão de inúmeros temas, como direitos sexuais e reprodutivos e memória e verdade, por exemplo. Essa troca será fundamental”.

Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos do OAB Federal, Wadih ressaltou que a pauta do grupo é comum aos anseios da OAB. “Somos um país que também sofreu uma grave ditadura e ainda convive com seus efeitos no presente. A tortura continua sendo um método dos nossos órgãos de segurança e as pessoas ainda desaparecem sem deixar vestígios”, afirmou.

Além dos membros da Seccional, farão parte do diretório provisório a conselheira federal pela OAB/RS Cléa Carpi, o ex-presidente do Conselho Federal Cézar Britto; o diretor cultural da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp), Luís Carlos Moro; o presidente da Associação de Advogados Laboralistas, Luiz Salvador; o presidente da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), Antônio Fabrício Gonçalves; o advogado Aderson Bussinger; o presidente da Associação Catarinense de Advogados Trabalhistas, Felipe Caliendo; o presidente da OAB/PA, Jarbas Vasconcelos; e a advogada Herilda Balduíno.