07/05/2013 - 17:41

COMPARTILHE

Lançamento de vídeo e iluminação especial pela conscientização sobre o autismo

07/05/2013 - 17:41

Lançamento de vídeo e iluminação especial pela conscientização sobre o autismo

“Você sabe o que é o autismo?”. Esta é a pergunta que pauta o vídeo Autismo — Conhecer e agir, de autoria da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD) da OAB/RJ em parceria com a Universidade Castelo Branco (UCB) e a ONG Mundo Azul. Lançado no dia 26 de abril, na sede da Seccional, o projeto é consequência do evento de mesmo nome, realizado em 2012.
 
O filme, de sete minutos, foi produzido por alunos de Comunicação Social da UCB e mostra, por meio de entrevistas, como a população em geral desconhece o problema e quais são seus sintomas, segundo os médicos ouvidos. As entidades envolvidas falam sobre a importância de disseminar esse conhecimento para o público.
 
O presidente da CDPD, Geraldo Nogueira, ressaltou o pioneirismo da OAB/RJ no reconhecimento do autismo como deficiência: “Fomos percussores e incentivadores de um trabalho que teve seu maior êxito na promulgação da Lei nº 12.764 [que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista], no final do ano passado. Hoje, o governo do Estado já até inclui autistas nas cotas de trabalho”.
 
“Conseguimos mostrar o resultado da pouca divulgação da mídia e do escasso trabalho realizado até hoje em relação ao autismo: as pessoas, realmente, sabem muito pouco sobre o transtorno”, disse o representante do Instituto de Comunicação (ICOM) da universidade, Anderson Guilherme.
 
Além de Nogueira e Guilherme, a mesa teve a participação da representante da ONG Mundo Azul e membro da CDPD Bárbara Parente, do fisioterapeuta e professor da UCB Álvaro Camilo e do vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Wilson Lobão.
 
O evento fez parte das homenagens ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 de abril, lembrado também pela iluminação especial em azul na fachada do prédio da Seccional durante todo o mês. O vídeo está disponível no site da Seccional (www.oabrj.org.br)

Abrir WhatsApp