06/02/2018 - 16:11

Advogados de Nova Friburgo têm transporte gratuito para a capital

06/02/2018 - 16:11

Advogados de Nova Friburgo têm transporte gratuito para a capital

A OAB/Nova Friburgo lançou, na noite de 23 de janeiro, o transporte gratuito para advogados entre o município e a capital do estado. Um carro fará o trajeto entre a sede da subseção e a Seccional todas as quartas-feiras, com saída às 7h e retorno às 18h. Para utilizar o serviço, os colegas devem se inscrever pelo telefone (22) 2522-3161 a partir da segunda-feira de cada semana. Segundo a presidente da Ordem local, Mônica Bonin, o projeto é anterior ao início de sua gestão. “Desde a campanha eleitoral tínhamos este objetivo. Hoje, com a ajuda da Seccional, finalmente conseguimos colocá-lo em prática”, disse.

O evento em Nova Friburgo ocorreu duas semanas após a inauguração de transporte gratuito para colegas da subseção do município vizinho de Cachoeiras de Macacu, o que reforça a igualdade entre advogados do interior e da capital como política institucional da Ordem, segundo o tesoureiro da Seccional e presidente da Comissão de Prerrogativas, Luciano Bandeira.

“É um dia de festa, com mais um serviço se juntando a escritórios compartilhados, centrais de peticionamentos e outros que colaboram para que os colegas possam exercer a advocacia de maneira plena.

Nunca houve na Seccional uma participação tão grande de pessoas com experiência no dia a dia das subseções”, afirmou Luciano, lembrando que, além dele, ex-presidente da Subseção da Barra da Tijuca, e de Bonin, formavam a mesa o diretor do Departamento de Apoio às Subseções, Carlos Andre Pedrazzi, e o vice-presidente da Caarj, Fred Mendes, que já comandaram, respectivamente, as subseções de Nova Friburgo e da Leopoldina.

Para utilizar o transporte, os advogados devem ser inscritos na Subseção de Nova Friburgo, que também abrange os municípios de Bom Jardim, Carmo e Sumidouro, e estar adimplentes. Não serão permitidas bagagens nas viagens e, em caso de desistência, os colegas deverão avisar a subseção com até 24 horas de antecedência em relação à partida, sob pena de não poderem utilizar o serviço durante um mês. Bonin destacou que as regras serão adaptadas conforme forem observadas novas necessidades. “Estamos iniciando uma nova fase e sabemos que teremos que nos adequar a eventuais demandas”, explicou.

Conhecedor da cidade, Pedrazzi elogiou o trabalho realizado pela diretoria da subseção e comemorou a entrega de mais um benefício em um momento complicado para a advocacia. “O país ainda vive uma situação atípica, e não é diferente em Friburgo. Sabemos das dificuldades enfrentadas pela advocacia em 2017, mas temos certeza de que os colegas aproveitarão ao máximo esta e outras oportunidades que virão com o trabalho incansável realizado por aqui”, afirmou.

Em todo o estado, já são mais de 20 linhas exclusivas para advogados disponibilizadas pela Ordem, com prioridade para regiões e municípios onde a oferta de transporte público é deficitária junto aos fóruns e tribunais.

Prestigiaram o evento, também, o procurador-geral da Seccional, Fábio Nogueira; o coordenador do DAS, Ricardo Menezes; e o diretor do Centro de Documentação e Pesquisa da OAB/RJ, Aderson Bussinger.