03/08/2018 - 20:57

Transporte gratuito em São Gonçalo e V. Redonda

03/08/2018 - 20:57

Transporte gratuito em São Gonçalo e V. Redonda

Os advogados de São Gonçalo e de Volta Redonda já contam com transporte gratuito disponibilizado pela OAB. Em São Gonçalo, a Seccional e a subseção local firmaram, em 3 de agosto, convênio com o Sindicato das Empresas de Transporte do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj), que disponibilizará um micro-ônibus para o transporte. Já em Volta Redonda, o serviço está em pleno funcionamento desde o dia 7 de agosto.

O novo serviço de transporte gratuito em São Gonçalo será oferecido a partir deste mês e fará o trajeto entre os fóruns do município e os de Jardim Santa Catarina e Alcântara - ainda a ser construído. Para o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, a parceria com o Setrerj é de extrema importância para os advogados, já que reduzirá o custo dos colegas com transporte. "Esta é uma reivindicação antiga dos profissionais de Direito de São Gonçalo, e a OAB não conseguia atender por questões orçamentárias", assinalou Wadih.

De acordo com a parceria com o Setrerj, nem a OAB/RJ, nem a 8ª Subseção terão custos com a manutenção do serviço. Para o presidente do Sindicato, Marcelo Traça Gonçalves, contribuir para a advocacia significa cumprir um papel social, "já que os advogados trabalham pela garantia dos direitos sociais".

O presidente da OAB/ São Gonçalo, Luiz Alberto Gonçalves, observou que há alguns anos o Tribunal constrói novos fóruns em áreas afastadas do Centro. "É onde ficam localizados os terrenos que em sua maioria são doados pelas prefeituras ou empresas privadas. O projeto do Fórum de Alcântara é elogiado pelos profissionais da região, mas o prédio ficará longe do Centro da cidade e afastado da maioria dos escritórios de advocacia. Por isso, a necessidade de um transporte gratuito que atenda bem aos advogados".

A construção do Fórum, aliás, vai se tornar realidade muito em breve. De acordo com Luiz Alberto Gonçalves, está sendo aguardado, apenas, que uma empresa da iniciativa privada, que se propôs a doar um terreno localizado na Avenida Maricá para a construção do Fórum, conclua um estudo técnico na área para que seja deflagrado o processo licitatório das obras. Por conta dessa pendência, os prazos para a construção ainda não foram definidos.

Também estiveram presentes à reunião no prédio do Setrerj o secretário-geral da OAB/RJ, Marcos Luiz Oliveira de Souza; o vice-presidente da 8ª Subseção, José Luiz da Silva Muniz; e o tesoureiro da OAB/São Gonçalo, Luiz Carlos de Souza Marinho.

Sprinter de 15 lugares e com ar-condicionado

O transporte gratuito para os advogados de Volta Redonda foi inaugurado no dia 7 de agosto pelo presidente da Seccional, Wadih Damous, que prometeu atender outras demandas da subseção local ainda este ano, entre as quais a instalação de uma fotocopiadora na Sala dos Advogados no Fórum.

A sprinter com 15 lugares começa a circular todos os dias às 9h, quando os juizados especiais cíveis iniciam o expediente diário, e leva os colegas da sede da 5ª Subseção até o Fórum, passando pela Justiça do Trabalho.

Segundo a presidente Rosa Maria de Souza Fonseca, o serviço é muito importante para os advogados e estagiários da Subseção. "O novo Fórum de Volta Redonda fica distante do centro da cidade. Na sprinter, além de economizar com a passagem, os colegas terão o conforto do ar-condicionado durante a viagem", ressaltou ela. O diretor do Departamento de Apoio às Subseções, Felipe Santa Cruz, salientou que a Seccional tem se mantido atenta às demandas dos colegas que militam no interior. "A relação da diretoria da OAB/RJ com as subseções é republicana", frisou ele.

Sala em Piraí - Também no dia 7 de agosto, Wadih e o diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS), Felipe Santa Cruz, inauguraram as novas instalações da Subseção de Piraí, que funciona no Fórum do Distrito de Pinheral.