(21) 998 037 726
03/08/2018 - 20:57
COMPARTILHE
Especialista analisa a negociação e a resolução de conflitos empresariais
A utilização de ensina-mentos de teorias da comunicação durante as negociações, dentro e fora do âmbito das empresas, foi abordada pelo professor Marco Antônio Moreira Leite na palestra sobre Negociação e resolução de conflitos empresariais, promovida pela Comissão de Mediação de Conflitos da OAB/RJ. "Tento enxergar a negociação sob um prisma diferente. Para negociar bem é preciso estudar as teorias da comunicação, além de desenvolver a empatia e a chamada inteligência emocional, que nos ajudam a lidar melhor com as emoções das outras pessoas", afirmou.
Segundo ele, é muito mais simples atingir bons resultados quando conhecemos as expectativas do outro e, para isso, é fundamental que o diálogo se dê de forma clara e objetiva. Assim, as partes envolvidas na negociação podem estabelecer uma relação de confiança. "Em uma tentativa de acordo, é fundamental que as pessoas confiem no negociador", ressaltou Moreira Leite.
O professor lembrou, porém, que é preciso conciliar o bom senso com a capacidade de comunicação e a confiança. Sem isso, todas as tentativas de entendimento em conflitos empresariais podem perder a eficácia. "Um bom negociador precisa descobrir uma forma de ajudar as partes envolvidas em um conflito, mas sem favorecer ou invadir demais o espaço de nenhuma delas. Ele precisa saber também que há limites para essa atuação", explicou.
Fique Digital
Recorte Digital
Tabela de anuidades
Tabela de honorários
Inscrição nos quadros
Busca de inscritos