03/08/2018 - 20:57

COMPARTILHE

Especialista analisa a negociação e a resolução de conflitos empresariais

03/08/2018 - 20:57

Especialista analisa a negociação e a resolução de conflitos empresariais

Especialista analisa a negociação e a resolução de conflitos empresariais

 

A utilização de ensina-mentos de teorias da comunicação durante as negociações, dentro e fora do âmbito das empresas, foi abordada pelo professor Marco Antônio Moreira Leite na palestra sobre Negociação e resolução de conflitos empresariais, promovida pela Comissão de Mediação de Conflitos da OAB/RJ. "Tento enxergar a negociação sob um prisma diferente. Para negociar bem é preciso estudar as teorias da comunicação, além de desenvolver a empatia e a chamada inteligência emocional, que nos ajudam a lidar melhor com as emoções das outras pessoas", afirmou.

 

Segundo ele, é muito mais simples atingir bons resultados quando conhecemos as expectativas do outro e, para isso, é fundamental que o diálogo se dê de forma clara e objetiva. Assim, as partes envolvidas na negociação podem estabelecer uma relação de confiança. "Em uma tentativa de acordo, é fundamental que as pessoas confiem no negociador", ressaltou Moreira Leite.

 

O professor lembrou, porém, que é preciso conciliar o bom senso com a capacidade de comunicação e a confiança. Sem isso, todas as tentativas de entendimento em conflitos empresariais podem perder a eficácia. "Um bom negociador precisa descobrir uma forma de ajudar as partes envolvidas em um conflito, mas sem favorecer ou invadir demais o espaço de nenhuma delas. Ele precisa saber também que há limites para essa atuação", explicou.


Abrir WhatsApp