03/08/2018 - 20:58

Biblioteca da OAB/RJ completa três anos

03/08/2018 - 20:58

Biblioteca da OAB/RJ completa três anos

Acervo com mais de 5 mil livros, além de vídeos e periódicos, está à disposição dos advogados, que também podem acessar a internet no local

Aline Coelho

Dentro da agitação do Centro do Rio, o 8º andar da sede da OAB/RJ traz um oásis de tranquilidade para advogados que querem pesquisar ou simplesmente ter bons momentos de leitura: é lá que fica a biblioteca da Seccional, que completou três anos em agosto. Com um acervo de mais de cinco mil livros, além de vídeos e periódicos, o espaço está em constante renovação e tem recebido elogios.

"Venho aqui quase todos os dias para estudar e pesquisar na internet. Gosto muito do ambiente tranqüilo e confortável da biblioteca, me sinto em casa", conta a advogada Ianie Saboya Jorge de Souza.

Além dos livros, os usuários da biblioteca têm acesso a computadores com internet e duas salas multimídia, onde podem se reunir e assistir a vídeos didáticos. Há, no acervo, vídeos de debates jurídicos e um audiobook (livro em áudio) do projeto Justiça para quem quer ouvir.

"Aproveitamos os dias que usamos o escritório compartilhado para ficar aqui pesquisando jurisprudência na internet. É uma ideia que deu muito certo", revela Jacques Tabach, que costuma frequentar o espaço com a irmã, Lili.

A funcionária Cláudia Almeida conta que a equipe se mantém em contato com editoras e acompanha os lançamentos do setor, em busca de novidades. "Nosso ponto forte é ter as versões mais atuais de livros-chave nas áreas Cível e Penal, além de todos os códigos", diz ela. Entre os destaques do acervo da Biblioteca da Seccional, estão obras de Vólia Bonfim, Fred Didier, Pedro Lenza, Jose dos Santos Carvalho Filho, além de dicionários e outras obras de referência. "Desde a inauguração, há três anos, pego livros emprestados e faço pesquisas aqui pelo menos uma vez ao mês. Estudo para concursos e processos e aqui tenho privacidade e tranquilidade", relata a advogada Luciana Rocha.

As reservas de livros e outros impressos podem ser feitas pelo telefone (21) 2272-2062. O uso da internet e das salas acontece de acordo com a disponibilidade e não tem limite de tempo estipulado. Para o empréstimo de material, a biblioteca trabalha com os seguintes prazos:

- Advogados e estagiários inscritos e adimplentes com a Ordem: três livros por sete dias, período renovável por até duas vezes, por telefone.

- Universitários: podem consultar os títulos no local, sem empréstimo.