11/11/2013 - 16:11

11/11/2013 - 16:11

Salas da OAB na capital já têm mais de 11 mil usuários por mês

RENATA LOBACK

Todo mês, mais de 11 mil advogados utilizam os computadores das seis principais salas da OAB na capital, contando com a sala de apoio do plantão judiciário do Tribunal de Justiça (TJ). Só no espaço do Fórum Central, o que tem maior movimento, de janeiro a outubro já foram atendidos aproximadamente 93 mil colegas. Para o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, o projeto OAB Século 21, que padronizou e equipou esses pontos de apoio aos advogados, foi um dos maiores acertos da Ordem. “Prova disso é a grande demanda de profissionais que utilizam os espaços todos os dias”, diz.

Segundo Felipe, a Seccional tem obrigação de reverter em serviços as anuidades. “Sugeri a criação de um projeto de recuperação das salas de apoio aos advogados quando ainda era diretor do Departamento de Apoio às Subseções, em 2007. Ao analisar as estatísticas mensais dos números de usuários dos computadores nessas salas, fico satisfeito com resultados tão positivos. Os colegas contam com o auxílio da OAB/RJ no seu dia a dia”, atesta o presidente.

De acordo com o tesoureiro da Seccional, Luciano Bandeira, há cinco anos, quando o OAB Século 21 começou a ser implantado, as salas estavam abandonadas. “Computadores obsoletos, máquinas de escrever antigas, móveis fora de padrão. Era parte do processo de recuperação da auto-estima da advocacia que esses locais fossem recuperados e que, ali, os advogados encontrassem os equipamentos básicos para o auxílio na rotina da profissão”, declara Luciano.

Na avaliação do tesoureiro, “organização das contas da OAB/RJ nos permite aproveitar melhor o dinheiro da anuidade, fazendo com que retorne integralmente para os colegas, em forma de computadores modernos, acesso à internet e aos sistemas eletrônicos dos tribunais, máquinas de scanner e fotocopiadoras, instrumentos básicos e fundamentais para o exercício da profissão nos dias hoje”.

A cada mês, são mais de nove mil usuários nos computadores da sala no TJ e cerca de 200 no plantão judiciário. As três salas da Justiça Federal da capital somam mais de mil atendimentos todo mês (580 na sala da Avenida Rio Branco, 300 na Avenida Venezuela e 200 na Rua do Acre). Segunda sala com maior procura, a do Tribunal Regional do Trabalho, no prédio da Rua do Lavradio, soma mais de mil usuários mensais e só este ano já atendeu a mais de 11 mil advogados. Pelos registros, já foram consumidos mais de 32 mil cafezinhos nas salas dos advogados da capital, de janeiro a outubro.

O apoio à transição para o processo eletrônico, com a instalação de mais computadores nesses espaços – já com os sistemas dos tribunais –, máquinas de scanner e distribuição dos tokens de certificação eletrônica, também foi analisado por Felipe como um estímulo ao uso dos espaços: “Se hoje uma das principais necessidades dos colegas está voltada ao processo eletrônico, é nossa responsabilidade transformar as salas dos fóruns e sedes das subseções em centrais de peticionamento que supram esta demanda. Por lei, sabemos que este é um encargo dos tribunais, mas se ficássemos parados significaria afastar da profissão centenas de advogados. Nas salas, eles sabem que terão todo o suporte”.

No entanto, o presidente ressaltou que equipar os espaços, oferecer cursos de peticionamento, e distribuir os tokens não são os únicos trabalhos desenvolvidos em torno do processo eletrônico. “Paralelo a isto, estamos em constante diálogo com os tribunais, para que esta transição seja a mais humana e cautelosa possível”, pondera Felipe.

“Hoje, em qualquer sala da OAB em que o advogado chegue no estado, no interior ou na capital, ele encontra um local com um padrão de identidade. Funcionários capacitados e pelo menos um computador, adequado ao processo digital. Vamos prosseguir neste caminho, atendendo as necessidades básicas da profissão e estando presentes no ambiente de trabalho dos colegas”, conclui o presidente.