11/11/2013 - 17:19

COMPARTILHE

Livros do mês

11/11/2013 - 17:19

Livros do mês

Código Brasileiro de Justiça Desportiva
Da editora Quartier Latin, a obra mostra a razão da criação constitucional da Justiça Desportiva. Com coordenação de Ricardo Graiche, 16 juristas examinam, analisam e comentam, artigo por artigo, o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Entre eles, o presidente da Comissão de Direito Desportivo e Eventos Esportivos da OAB/RJ, Marcelo Jucá. Mais informações e vendas pelo site [email protected].

iFamily – Um novo conceito de família?
A partir da analogia com nomes de aplicativos eletrônicos, Conrado Paulino da Rosa criou o termo iFamily, para designar relações de afeto cada vez mais mediadas por ambientes virtuais. No livro, o autor desenvolve um panorama do conceito de família ao longo dos anos, com ênfase na substituição da noção de unidade econômica e hierárquica para um paradigma de compreensão igualitária de seus membros. Mais informações e vendas pelo telefone (11) 4003-3390 ou no site www.saraiva.com.br.

Direitos da personalidade 
Composta por teses acadêmicas, a Coleção Prof. Agostinho Alvim contempla temas de repercussão da área civil, prezando pela discussão aprofundada e de fácil compreensão. Leonardo Estevam de Assis Zanini procura, neste livro, enfocar as características dos direitos da personalidade, matéria que, segundo o autor, “merece cuidados especiais no Brasil, uma vez que dela decorre boa parte do regime jurídico desses direitos”. A obra também analisa as especificidades reconhecidas pela doutrina e jurisprudência, bem como as que são objeto de polêmica. Mais informações e vendas pelo telefone (11) 4003-3390 ou no site www.saraiva.com.br.

Curso de Direito das Sucessões
Os autores Carlos Alberto Dabus Maluf e Adriana Caldas do Rego Freitas Dabus Maluf analisam a questão da morte e seus desdobramentos, considerando, entre outros aspectos, a sucessão na era biotecnológica. O livro tem enfoque na proteção jurídica, econômica, social e moral do ser humano. Mais informações e vendas pelo telefone (11) 4003-3390 ou no site www.saraiva.com.br.

ADRS
A obra de José Maria Rossani Garcez descreve e analisa os métodos de solução de conflitos (ADRs), aplicados mundialmente na forma de escolhas das próprias partes envolvidas ou, em certas circunstâncias, mediante indicação para soluções extrajudiciais. No livro, são abordados, com detalhes, sistemas como adjudicação, arbitragem, mediação e negociação, entre outros. Mais informações e vendas no site lumenjuris.com.br.
 
Recuperação judicial de empresas
O livro trata dos esforços práticos e teóricos para entender a modernização das relações entre Direito e Economia. Ao longo da obra, Roberto Ayoub e Cássio Cavalli ressaltam a adoção de princípios, baseados na nova Lei de Falências e de Recuperação de Empresas, que permitem a ultrapassagem de dificuldades momentâneas, preservando o interesse social e a manutenção da fonte produtora. Mais informações e vendas no site www.editoraforense.com.br.
 
Temas de Direito Tributário
Com o intuito de estimular o debate sobre o tema, Nélida Cristina dos Santos, José Antonio Balieiro Lima e Gilberto Frigo Junior reuniram, em 30 artigos, reflexões a respeito da área tributária. Permeando a teoria e a prática, a doutrina e a jurisprudência, cada um apresenta seu próprio conhecimento. Mais informações e vendas pelo telefone (11) 4003-3390 ou no site www.saraiva.com.br.
 
Relações privadas
Carlos Affonso Pereira de Souza busca retratar importante momento para a figura do abuso do direito no Brasil. Ao vinculá-lo ao crescente destaque conferido pela doutrina e pela jurisprudência à função dos direitos nas últimas décadas, percebe-se, através de exemplos que vão de práticas contratuais ao exercício da liberdade de expressão, que o abuso, conforme constante no artigo 187 do Código Civil, pode se tornar elemento incontornável para a compreensão do Direito Civil contemporâneo. Mais informações e vendas pelo telefone 0800-026-5340 ou no site www.elsevier.com.br.

Livro de cabeceira

Liberdade para as ideias que odiamos
 
Carlos Alberto Direito Filho*
 
Meus irmãos e eu crescemos cercados de livros que ocupavam todas as paredes de nosso apartamento. Monteiro Lobato e Agatha Christie foram nossos primeiros companheiros, depois vieram muitos outros. Entre novidades e releituras não havia um livro de cabeceira propriamente. A rotatividade resultava da combinação de diversidade com curiosidade. Hoje tenho à mão Liberdade para as ideias que odiamos.
 
Segundo o autor, Anthony Lewis, uma “biografia” (a propósito, não autorizada) da primeira emenda à constituição americana e sua interpretação ao longo dos anos (Ulisses, de Joyce, já foi proibido em Nova Iorque). Invocando casos reais, a obra provoca reflexões sobre temas tão caros à nossa vida em sociedade: liberdade, privacidade e segurança.
 
Diante da inovação tecnológica e científica, dos novos hábitos socioculturais, precisamos repensar nossos próprios conceitos para, desta forma, permitir a cada um de nós uma vida plena. Aprender com o passado pode ser o melhor caminho para o futuro. Boa leitura.
*Conselheiro da OAB/RJ
 

 
 

Abrir WhatsApp