11/11/2013 - 16:37

COMPARTILHE

Falta de juízes e morosidade pautam reunião de subseções no TJ

11/11/2013 - 16:37

Falta de juízes e morosidade pautam reunião de subseções no TJ

Uma comissão de presidentes de subseção liderada pelo tesoureiro da OAB/RJ, Luciano Bandeira, se reuniu com o corregedor-geral de Justiça, desembargador Valmir de Oliveira Silva, e seus juízes auxiliares na sede do Tribunal de Justiça (TJ), dia 1º de outubro (foto acima). Em pauta, problemas pontuais de cada comarca e a já antiga carência de magistrados no estado. No fim do encontro, ficou decidido que haverá nova reunião, desta vez com a presença da presidente do TJ, desembargadora Leila Mariano.
 
“Muitas das pautas apresentadas referem-se a competências da presidente. Fazer uma nova reunião facilitará a busca de soluções”, explicou o corregedor, afirmando que considera encontros deste tipo importantes porque ajudam conhecer a rotina das comarcas. “Nossos dados oficiais do sistema não mostram como as serventias funcionam na prática. É importante que os presidentes das subseções tragam formalmente suas reclamações para que tomemos conhecimento desta realidade”, declarou Silva.
 
Para Luciano, a iniciativa de apresentar os problemas à presidente do tribunal é bem vinda. “A demanda por mais juízes e servidores, que só pode ser atendida pela presidência, é o que hoje desencadeia a maior parte dos problemas em diversas comarcas. Além desta carência, temos dificuldades no andamento processual, algo que cabe à Corregedoria resolver. Um encontro com essas duas frentes trará respostas imediatas”, avaliou. 
 
Antes mesmo de a nova reunião ser agendada, algumas questões apontadas no primeiro dia foram solucionadas, como o afastamento da funcionária responsável pelo I Juizado Especial Cível de São João de Meriti, Vânia Aragão. De acordo com a presidente da subseção local, Júlia Vera Santos, apesar de prestar um bom serviço administrativo, a servidora desrespeitava constantemente as prerrogativas dos advogados. “Ela já tinha sido chamada à Corregedoria e prometeu melhorar. No entanto, o problema persistiu. Os advogados reclamavam quase diariamente”, disse a presidente.
 
Além de Júlia Vera, estiveram presentes os presidentes das subseções de Miracema, Hanry Félix; Leopoldina, Frederico Mendes; Valença, Fábio dos Anjos; Araruama, Rosana Jardim; Pavuna, Antônio Carlos Faria; Nova Iguaçu, Jurandir Ceulin; e Cambuci, Tony Corrêa. Também participaram os juízes auxiliares da Corregedoria Adriana Moutinho, Carlos Gustavo Direito, Mario Mazza, Paulo Roberto Jangutta, Rafael Estrela, Rodrigo Faria e Sérgio Ricardo de Arruda e o dirigente do 1º Núcleo Regional (1º NUR), juiz Marcel Laguna.

 

Abrir WhatsApp