12/03/2013 - 16:01

Wadih presidirá comissões da Verdade do Rio e de Direitos Humanos da OAB

12/03/2013 - 16:01

Wadih presidirá comissões da Verdade do Rio e de Direitos Humanos da OAB

conselheiro federal Wadih Damous comandará as comissões da Verdade do Estado do Rio de Janeiro e de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB. Os anúncios foram feitos, respectivamente, pelo secretário da Casa Civil do Rio, Regis Fichtner, e pelo presidente nacional da Ordem, Marcus Vinícius Furtado, durante a cerimônia solene de posse das diretorias da Seccional, da Caarj e das subseções realizada no dia 21 de fevereiro, no Theatro Municipal do Rio.

Representando o governador Sérgio Cabral no evento, Fichtner afirmou que a decisão sobre a nomeação de Wadih como presidente do grupo estadual já estava tomada.

“Eu me sinto muito honrado com o convite do governador, que é uma consequência do trabalho que realizamos na OAB/RJ em relação ao tema. É, acima de tudo, um dever cívico comandar esse grupo, que trabalhará em sintonia com a Comissão Nacional da Verdade, dando suporte a ela”, disse Wadih.

O conselheiro já se reuniu com o secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, que será o responsável por auxiliar os trabalhos. Wadih destacou casos emblemáticos a serem investigados, como a autoria da carta-bomba endereçada à presidência do Conselho Federal e que explodiu nas mãos de sua secretária, dona Lyda Monteiro, em 1980, matando-a. Outros episódios mencionados foram o artefato que explodiu no Riocentro, em 1981, e as torturas relacionadas à Casa da Morte, em Petrópolis, durante a ditadura.

Já o foco da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal, cuja criação foi divulgada no último dia 21, começou a ser definido com Marcus Vinicius Furtado, em reunião posterior.