12/03/2013 - 17:14

COMPARTILHE

Clássico de Ibsen em cartaz no CCPJ

12/03/2013 - 17:14

Clássico de Ibsen em cartaz no CCPJ

A nova temporada do espetáculo Um inimigo do povo, do norueguês Henrik Ibsen, estreou dia 5 e vai até o dia 27 de março na Sala Multiuso do Centro Cultural do Poder Judiciário (CCPJ). As apresentações, às 19h, de terça a quinta-feira, têm entrada gratuita. A montagem é uma produção do próprio CCPJ.
 
No elenco, estão os atores Marcello Escorel, Alexandre Mofati, Paulo Japyassú, Eduardo Rieche, Nedira Campos, Antonio Alves, Janaína Prado e Diogo Salles Segundo a diretora Sílvia Monte, Um inimigo do povo é um clássico que provoca na plateia diversas reflexões, uma delas “sobre a responsabilidade pública frente à grande maioria da população desprovida de educação e cultura”. O cenário e os figurinos são de Ronald Teixeira e a iluminação, de José Henrique.
 
Um inimigo do povo foi publicado em Copenhague, em 1882, por Henrik Ibsen (1828-1906), considerado um dos maiores dramaturgos do Século 19 e conhecido por denunciar em sua obra a hipocrisia institucionalizada da sociedade da época. A estreia aconteceu em 1883, no Teatro Nacional em Oslo. A obra gerou grande repercussão e foi traduzida para dezenas de línguas e encenada em diversas partes da Europa. 
 
Na peça, Tomas Stockmann, médico da estação balneária de uma pequena cidade costeira da Noruega, descobre que as águas do local estão contaminadas. Seu irmão, Peter Stockmann, prefeito, ao perceber que a revelação do médico causará uma crise na economia da cidade e a desestabilização do seu governo, alia-se à imprensa e à classe média para manipular a opinião pública. 
 
CCPJ (antigo Palácio da Justiça – Rua Dom Manuel, 29, Centro. Telefones: (21) 3133-3366 / 3133-3368. Entrada franca, com distribuição de senhas meia hora antes do início da sessão.

Abrir WhatsApp