25/05/2016 - 17:14

COMPARTILHE

Capacitação e desburocratização, duas palavras-chave na OAB/RJ

25/05/2016 - 17:14

Capacitação e desburocratização, duas palavras-chave na OAB/RJ

FELIPE SANTA CRUZ

Os números são contundentes e falam por si: em seu primeiro ano de funcionamento, a Escola de Inclusão Digital Eugênio Hadock Lobo, da OAB/RJ, realizou mais de cem edições de cursos presenciais e capacitou 2.200 advogados, incluindo aulas específicas para os colegas com deficiência visual.

A escola coroa o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Seccional já há algum tempo, e cujo objetivo é a preparação efetiva da classe para enfrentar os desafios da mudança do processo físico para o processo digital. Com muito esforço, otimizamos os investimentos de modo a garantir que os colegas se capacitassem, já que a mudança atinge diretamente seu dia a dia profissional.

Ainda nesse campo, iniciaremos no dia 18 de abril as aulas do curso de pós-graduação online formulado em parceria por nossa Escola Superior de Advocacia (ESA) e a Universidade Cândido Mendes. Os cursos englobam, nessa primeira fase, as áreas de Direito do Consumidor, Processo Civil, Direito Imobiliário e Direito do Trabalho, têm duração de 18 meses e custo 50% inferior ao praticado no mercado. Há, ainda, uma vantagem adicional: como as aulas são online, os colegas de todo o estado podem se inscrever e cursar a pós-graduação.

Outra boa notícia trazida por esta TRIBUNA é o convênio firmado entre a OAB/RJ, o Tribunal de Justiça (TJ) e o Banco do Brasil (BB), que possibilitou aos advogados optarem de forma permanente pelo recebimento de mandados de pagamento eletrônicos. O serviço funciona como uma ordem de pagamento online, que prescinde da necessidade de circulação de documentos físicos, é emitida pelo cartório e, em seguida, remetida ao sistema do banco diretamente pelo magistrado. Iniciativa pioneira do Rio de Janeiro, o mecanismo vai agilizar o cotidiano dos advogados, fazendo com que ganhem tempo, além de reduzir o risco de fraudes.
 
*  *  *
 
Nas últimas semanas, foram realizadas reuniões zonais na Região dos Lagos, na Baixada, na Região Serrana e no Sul Fluminense. É alvissareiro ver os dirigentes da Ordem em cada município apresentando suas demandas e relatando os problemas do Judiciário local a membros da Corregedoria do TJ, que têm prestigiado a OAB/RJ e participado dos encontros. Uma oportunidade de diálogo que certamente dará frutos tanto para a advocacia quanto para os cidadãos, que anseiam por uma Justiça rápida e eficaz.

Abrir WhatsApp