08/04/2015 - 11:37

COMPARTILHE

Um estranho no ninho — e em cena

08/04/2015 - 11:37

Um estranho no ninho — e em cena

MARCELO MOUTINHO
 
O romance One flew over the cuckoo’s nest, de Ken Kesey, notabilizou-se sobretudo pela adaptação ao cinema, em 1975, que chegou ao Brasil com o título Um estranho no ninho. Estrelado por Jack Nicholson, o filme foi indicado a nove categorias do Oscar, levando cinco delas. Pouca gente sabe é que 12 anos antes o livro havia sido levado aos palcos – e na badalada Broadway, com Kirk Douglas e Gene Wilder no elenco. O texto teatral, assinado por Dale Wasserman, serve agora de base ao espetáculo que o diretor Bruce Gomlevsky encena no Centro Cultural da Justiça Federal.

É a primeira montagem de Um estranho no ninho no país. A peça narra a história de Mc Murphy, um prisioneiro que se finge de louco para escapar dos trabalhos braçais da cadeia. Dentro do manicômio, ele vai questionar o rígido código de normas imposto aos internos pela enfermeira-chefe.

As interpretações de Tatsu Carvalho, que vive o protagonista, e dos outros 15 atores passam longe do caricatural. Tatsu acerta ao optar por um registro distinto daquele celebrizado por Jack Nicholson. Seu Mc Murphy é menos ácido, mais malemolente. Toda a ação se desenrola no pátio do manicômio, e o cenário em tons de cinza ressalta a aridez do universo em que estão confinados. A atmosfera sombria, contudo, não solapa o humor. Há passagens engraçadíssimas no decorrer da peça.

O ponto principal do texto, como o espectador poderá perceber à medida que a trama se desdobra, não é a clivagem entre delírio e sanidade, mas outra oposição fundamental: a que dispõe, em campos frontalmente antagônicos, aprisionamento e liberdade. 

A montagem fica em cartaz até o dia 3 de maio, de sexta a domingo, às 19h. O ingresso custa R$ 30 (R$ 15 a meia). O Centro Cultural da Justiça Federal fica na Av. Rio Branco, 241 – Centro – Tel: (21) 3261-2565.

Abrir WhatsApp