08/04/2015 - 10:36

São Gonçalo: Subseção irá ao CNJ contra morosidade da Justiça

08/04/2015 - 10:36

São Gonçalo: Subseção irá ao CNJ contra morosidade da Justiça

A precária situação do Judiciário em São Gonçalo fez com que os advogados da região organizassem um protesto para cobrar ações que resolvam os problemas enfrentados. Segundo o presidente da OAB/São Gonçalo, José Luiz Muniz, a manifestação foi uma ação espontânea dos colegas, sem a participação da Ordem, que, entretanto apoia o movimento. “Foram colhidas cerca de 420 assinaturas, que serão entregues à subseção. De posse do documento, encaminharei para a direção da Seccional e também para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a fim de que providências sejam tomadas”.

Segundo Muniz, as reclamações não são novas. Em reunião realizada, em julho de 2014, com a então presidente do Tribunal de Justiça (TJ), Leila Mariano, foram entregues diversos documentos comprovando a falta de serventuários na 5ª Vara Cível, às vezes sem ninguém em horário de expediente. Além disso, a vara está sem juiz titular há um ano, o que atrapalha a tramitação de processos. O assunto foi tema de reportagem publicada na edição de dezembro/janeiro da TRIBUNA DO ADVOGADO.

Situação semelhante acontece na 1ª Vara Cível. Segundo ele, o juiz titular justifica as ausências alegando problemas de saúde, enquanto publica fotos de maratonas e viagens internacionais em redes sociais. Muniz já representou contra o magistrado no CNJ.

“O TJ é conhecedor da situação da Justiça em São Gonçalo e ainda não tomou nenhuma atitude. Além dos problemas nessas duas varas, o Juizado Especial Cível também está sem juiz titular. É totalmente compreensível que os colegas se mobilizem para tentar mudar esse cenário”.