07/04/2015 - 17:01

07/04/2015 - 17:01

Escola de Inclusão Digital: números confirmam o sucesso

FELIPE SANTA CRUZ

Os mais de quatro mil atendimentos em apenas um mês falam por si e muito nos orgulham. São números expressivos, que demonstram o acerto que foi a criação da Escola de Inclusão Digital Hadoock Lobo, a primeira do Brasil. Equipada com 70 computadores e laboratório de informática, a unidade teve uma procura acima das expectativas. Tanto na parte de peticionamento eletrônico – onde a média de atendimento é de 205 colegas por dia – quanto na escola propriamente dita, o que fez com que de imediato tomássemos a providência de abrir novas turmas.

O novo serviço vem se somar às inciativas que, desde o início da gestão, temos levado à frente no sentido de oferecer aos colegas as condições necessárias para que se adequem à realidade da Justiça digital. Dentro dessa mesma diretriz, modernizamos as salas e sedes das subseções em todo o estado, como parte do projeto OAB Século 21, instalamos centrais de atendimento, núcleos digitais e as casas do advogado Paulo Saboya e Celso Fontenelle, próximas, respectivamente, aos tribunais Regional do Trabalho e de Justiça. Também lançamos cartilhas específicas e disponibilizamos, no site da Seccional, um painel que reúne informações e programas que facilitam a certificação.

*   *   *

Iniciamos, no mês de março, a série de visitas que realizaremos às 61 subseções da Ordem. A exemplo do que fizemos no ano passado, vamos prestar contas sobre o que foi efetuado até agora pela diretoria da Seccional, ouvindo as críticas e sugestões dos colegas. Trata-se de ótima oportunidade para ver, de perto, os problemas do Judiciário nas comarcas, para batalhar por soluções. E, ainda, de democratizar o planejamento de nossas ações. A visita inaugural do ciclo de 2015 se deu na OAB/Ilha do Governador. Na ocasião, inauguramos na sede local uma moderna central digital, com nove computadores.

*   *   *

No dia 20 de março, tive a honra de ministrar palestra sobre os impactos do Simples Nacional para um auditório repleto de jovens profissionais durante a I Conferência Nacional do Jovem Advogado, realizada em Porto Seguro (BA). No evento, o Conselho Federal da Ordem agradeceu à OAB/RJ pelos nove anos de empenho e luta pela aprovação do Supersimples, que garante taxas tributárias entre 4,5% e 16,85% aos escritórios de advocacia e unifica vários impostos. Esta é uma grande vitória para a categoria, que incentiva a criação de novas sociedades, acenando com retorno financeiro digno. Quero dividir o reconhecimento e abraçar, com especial carinho, todos que participaram dessa conquista.