06/08/2013 - 17:51

COMPARTILHE

Ronaldo Cramer - vice-presidente da OAB/RJ

06/08/2013 - 17:51

Ronaldo Cramer - vice-presidente da OAB/RJ

Jurista: Enrico Tullio Liebman, italiano. Seus estudos, principalmente sobre coisa julgada, me formaram como processualista.
 
Escritor/escritora: Machado de Assis. Costumo dizer que, acima de tudo, ler Machado faz bem para a nossa linguagem, sobretudo escrita. E Clarice Lispector. Seus romances superam a narrativa ficcional e nos fazem refletir sobre a vida, sobre os nossos comportamentos.
 
Livro: Fico com dois: Memorial de Aires, de Machado de Assis, e A montanha mágica, de Thomas Mann. Este último li duas vezes seguidas.
 
Lugar: Rio de Janeiro, sem dúvida nenhuma. Vivemos num lugar onde muitas pessoas querem passar as férias.
 
Filme: Escolho dois: Cidadão Kane, de Orson Welles, e O Poderoso Chefão 2, de Francis Ford Coppola. Não canso de assistir.
 
Time: Fluminense.
 
Cantor/cantora: Caetano Veloso e Marisa Monte. Ouço muito rock. Por isso, cito também o grupo Rush.
 
Ator/atriz: Marlon Brando e Fernanda Montenegro. 
 
Mito: Jesus Cristo.
 
Esporte: Futebol.
 
Hobby: Corrida.
 
Prato favorito: Macarrão, com molho vermelho ou branco.
 
Programa de TV: Game of Thrones.
 
Música: Impossível escolher uma só. Cito duas que tenho ouvido muito recentemente: Preciso me encontrar, de Candeia, na gravação de Cartola, e Jigsaw falling into place, da banda Radiohead.
 
Fato da história: Gol de barriga do Renato Gaúcho, aos 45 minutos do segundo tempo, no Fla-Flu da final do Campeonato Estadual de 1995. Estava lá. Fomos campeões e tiramos o título dos flamenguistas no ano do centenário deles. Histórico!
 
Frase ou citação: “A vida começa no final de sua zona de conforto”, de Neale Donald Walsch.

Abrir WhatsApp