29/07/2016 - 17:36

COMPARTILHE

OAB/RJ celebra 50 anos de subseções

29/07/2016 - 17:36

OAB/RJ celebra 50 anos de subseções

Para comemorar os 50 anos de criação das 13 primeiras subseções, que foram completados em 5 de julho e deram início ao processo de interiorização da OAB/RJ, a diretoria da Seccional visitará cada uma delas até o fim de agosto. Já foram realizados eventos nas subseções de São Gonçalo, Campos, Miracema e Itaperuna. Em todas as localidades, os ex-presidentes locais foram homenageados com placas comemorativas e os colegas com mais de 50 anos de profissão receberam a Medalha Sobral Pinto. Nas próximas páginas, a TRIBUNA traz relatos sobre as celebrações. As matérias podem ser lidas na íntegra no Portal da OAB/RJ, em painel criado exclusivamente para tratar das comemorações. 

Subseção de Itaperuna festeja com presença de seu 1º presidente


A presença de Josias Teixeira Piredda, primeiro presidente da OAB/Itaperuna – que cumpriu mandatos entre 1966 e 1975 – foi o ponto alto da comemoração dos 50 anos da subseção. Piredda chegou ao evento após o início dos discursos e foi ovacionado pelos presentes. “Muito obrigado, estou emocionado. Espero que todos vocês, que hoje comandam a OAB, possam continuar ajudando a colocar ordem em tudo o que diz respeito à Justiça em nosso país”, afirmou o advogado.

Assim como tem acontecido nas demais subseções que completaram 50 anos em 2016, o atual presidente da OAB/Itaperuna, Zilmar Júnior, agradeceu a todos os funcionários e dirigentes que já passaram pela unidade. “É preciso reconhecer o esforço de todos os que me antecederam. Começamos, hoje, a escrever a história do próximo meio século”, disse.

O presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, destacou a importância que os advogados do interior têm na atual estrutura da Ordem. Como exemplo, citou Carlos André Pedrazzi, ex-presidente da OAB/Nova Friburgo e atual diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS). “Ele representa uma das ideias centrais de minha gestão: quem comanda as subseções são as próprias subseções”, explicou. Pedrazzi reafirmou as vantagens de já ter liderado uma unidade da Ordem no interior e destacou a importância do papel institucional da entidade.
O diretor do Centro de Documentação e Pesquisa da OAB/RJ, Aderson Bussinger, contextualizou o momento de criação das primeiras subseções. “Tudo aconteceu em plena ditadura. Na época, qualquer reunião era mal vista. Fico imaginando o quanto era pior no interior do estado”.  

Indo ao encontro do discurso de Aderson, o tesoureiro da Seccional, Luciano Bandeira, elogiou a postura da Ordem nos momentos mais críticos da história do Brasil. “Tivemos papel fundamental na reconquista do Estado democrático de Direito e vamos continuar nossa caminhada. Nossa história será ainda maior”, projetou.

 O ex-presidente Romualdo Mendes de Freitas representou todos os ex-mandatários da subseção. Mostrando conhecimento sobre a história da OAB/Itaperuna, ele traçou um perfil de todos os dirigentes que o antecederam.

Completaram a mesa do evento o procurador-geral da OAB/RJ, Fábio Nogueira; o vice-presidente da Caarj, Fred Mendes; e o corregedor da Seccional, Romualdo Mendes de Freitas Filho.

OAB/Miracema comemora e inaugura galeria de presidentes

Aproveitando o evento de celebração dos 50 anos da Subseção de Miracema, realizado em sua sede, foi inaugurada no dia 15 de julho a nova galeria de presidentes da unidade. “É uma honra ser presidente neste momento. É preciso lembrar o esforço de todos na construção de nossa história. Sou muito agradecido aos nossos ex-mandatários, e gratidão é um sentimento que não prescreve”, discursou o presidente da subseção, Henry Félix.

O presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, lembrou o esforço que vem sendo feito para proporcionar boas condições aos advogados. “Todos nós trabalhamos muito. Estamos aqui para comemorar os 50 anos das subseções e para mostrar que o empenho vale a pena”, considerou.

O tesoureiro da OAB/RJ, Luciano Bandeira, ressaltou que hoje não existe diferença entre as estruturas oferecidas aos advogados da capital e do interior. “Os benefícios são os mesmos, milite o colega no Centro do Rio ou aqui em Miracema. Lutamos muito para mostrar que todos têm a mesma importância”, disse.

A presença de juízes do Tribunal de Justiça (TJ) na reunião zonal realizada em Miracema durante o primeiro semestre foi lembrada pelo diretor do Departamento de Apoio às Subseções, Carlos André Pedrazzi, como uma demonstração da força da advocacia local. “O colega do interior passou a ter voz “, afirmou.

Representando todos os ex-presidentes da OAB/Miracema, Ronaldo Sodré compôs a mesa do evento, assim como o presidente da OAB/Campo Grande, Mauro Pereira, e o diretor do Centro de Pesquisa e Documentação da Seccional, Aderson Bussinger.

Celebração em São Gonçalo é marcada por homenagens

Na noite de 8 de julho, a advocacia de São Gonçalo lotou o auditório da casa para celebrar o cinquentenário da 8ª Subseção. A solenidade marcou o início das comemorações nas unidades da Ordem.
“Existem momentos que são únicos e entram para a história. Esse é um deles. A história da nossa subseção passa pelas mãos dos que estão aqui presentes”, lembrou o presidente da OAB/São Gonçalo, Eliano Enzo, na abertura da solenidade. 

Os ex-presidentes foram os grandes homenageados da noite. Norival Correa, representado pelo filho, Edson dos Santos, e Luiz Alberto Gonçalves receberam a medalha Celso Fontenelle, pelos serviços prestados à OAB/São Gonçalo.

O presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, explicou o tributo aos colegas. “Em tempos de tanto individualismo, de valores de consumo, de valores fugazes, reafirmamos a nossa crença de que a advocacia é uma profissão de longo prazo. Muitas vezes, o grande patrimônio do advogado é o respeito dos outros colegas, conquistado ao longo de uma carreira ilibada”. 

Felipe falou sobre união da advocacia e a importância da Ordem para a sociedade brasileira. “Que outra entidade reúne essa quantidade de pessoas na noite de uma sexta-feira? Temos que nos abstrair das nossas paixões, das nossas diferenças, e temos que doar o nosso tempo em prol de algo maior, que é a defesa da Constituição e do Estado democrático de Direito”, afirmou.

Abrir WhatsApp