10/04/2013 - 14:16

COMPARTILHE

Enfrentando os desafios do presente com os olhos no futuro

10/04/2013 - 14:16

Enfrentando os desafios do presente com os olhos no futuro

FELIPE SANTA CRUZ

A suspensão da aplicação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) em 19 cidades do estado coroa a parceria que a OAB/RJ vem estabelecendo com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), no sentido de que o novo sistema seja implantado com bom senso.
 
Mas o trabalho da Seccional não se limita à Justiça Trabalhista. No mês passado, levamos à presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Leila Mariano, nossa preocupação com as instabilidades no processo judicial também em fase de introdução naquela corte.
 
Para apurar quais são as principais críticas dos advogados, criamos um email ([email protected]), por intermédio do qual os colegas podem registrar suas reclamações. Já repassamos à direção do TJ mais de 50 mensagens, recebendo, da presidente do tribunal, o compromisso de sanar as deficiências o mais rapidamente possível.
 
Ainda no âmbito da Justiça estadual, participamos de reunião com Leila Mariano para registrar a indignação dos advogados com a lamentável prática de alguns magistrados, que limitam seu expediente a terças, quartas e quintas-feiras. Vamos apoiar a campanha Presença do juiz na comarca, lançada pelo tribunal, cujo objetivo é justamente combater esse problema.
 
Outra boa notícia é o início das obras da Casa do Advogado que a OAB/RJ construirá ao lado do Fórum. Nos mesmos moldes do espaço já existente na Rua do Rezende, a Casa garantirá toda a estrutura necessária para que facilitar o dia a dia profissional dos colegas, com escritórios compartilhados, Central de Digitalização e Peticionamento, sala de reunião e guarda-volumes.
 
Estamos auxiliando os advogados na adaptação aos novos tempos da Justiça e, paralelamente, assegurando condições dignas para o exercício da profissão. É esse o desafio a que nos dedicamos, com a diligência e o dinamismo que o presente exige. E com os olhos no futuro.
 

Abrir WhatsApp