16/12/2016 - 14:22

COMPARTILHE

Para Allemand, profissionalização da gestão do Judiciário é urgente

16/12/2016 - 14:22

Para Allemand, profissionalização da gestão do Judiciário é urgente

“O Poder Judiciário ainda não atentou para o fato de que é urgente a profissionalização de sua gestão a fim de aumentar a confiança da sociedade na Justiça”. A constatação é de Luiz Cláudio Allemand, conselheiro e ouvidor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ele ministrou a palestra O Poder Judiciário e a sociedade participativa na era da informação, no dia 1º de dezembro, durante o Colégio de Presidentes de Subseção, que foi realizado em Cantagalo. 

Allemand se baseou em dados do relatório Justiça em números, publicado anualmente pelo CNJ. “O acúmulo no Judiciário é enorme. Se o fluxo de processos fosse interrompido hoje e a produtividade dos magistrados se mantivesse, demoraria três anos para que o acervo processual fosse zerado”, explicou, antes de citar pesquisa (da FGV/Direto SP 2016) apontando que apenas 29% dos brasileiros confiam no Poder Judiciário, enquanto 45% acreditam que seus membros são corruptos.

Allemand argumentou que, apesar de antiga, a questão pede um olhar contemporâneo. Ele explicou que as inovações tecnológicas geraram mudanças sociais ainda não completamente compreendidas. “Sociedade participativa é a que não se conforma apenas em votar, quer participar ativamente. Não apenas por meio de audiências públicas, mas especialmente com mobilizações organizadas por redes sociais. É aí que ela se junta à geração da informação, que cria riquezas por meio da tecnologia e também quer fazer parte do processo decisório”, esclareceu.

Finalizando, Allemand reafirmou a necessidade de profissionalização da gestão do Judiciário, sob pena de uma crise social sem precedentes. “Vivemos em uma rede criada para que prevaleça sempre sua vontade, seja como for, inclusive sem responsabilidade. A advocacia está cansando, e quem vai passar a fazer essa cobrança é a sociedade participativa na era da informação, assunto abordado por nós hoje. Ou abrimos um diálogo, ou a situação vai piorar muito”, concluiu.
 

Abrir WhatsApp