03/08/2018 - 21:00

COMPARTILHE

A simbologia do projeto OAB Século 21

03/08/2018 - 21:00

A simbologia do projeto OAB Século 21

A simbologia do projeto OAB Século 21


Esta TRIBUNA DO ADVOGADO traz um balanço do projeto OAB Século 21, uma das iniciativas mais exitosas de nossa entidade nos últimos anos. Ela permitiu atender a antigos anseios das subseções, dando aos advogados que militam fora dos grandes centros um apoio que há muito se fazia necessário.

Foram obras em 108 pontos de atendimento, entre salas, sedes e escritórios compartilhados nos últimos dois anos. Até o fim de 2010, foi aplicado R$ 1,5 milhão, e está previsto o investimento de R$ 1,2 milhão em 2011.

O OAB Século 21 é exemplo da forma com que a Seccional passou a tratar as subseções. O que se via antes era tentativa de cooptação de seus dirigentes, muitas vezes por meio de mordomias.

A mudança foi radical. Os recursos passaram a ser gastos em benefício de toda a categoria.

Colegas se perguntam como foi possível fazer tanto (e, isso, sem contar com os novos serviços que passaram a ser oferecidos gratuitamente, mas que são pagos pela Seccional — como o Recorte digital e o Goldental). Afinal, as administrações anteriores mantinham uma das mais caras anuidades do país e, mesmo assim, os recursos não eram suficientes.

Pois bem, em 2007, no início de nosso primeiro mandato, reduzimos substancialmente o valor da anuidade. Depois, o congelamos nos três anos seguintes. Só agora, já entrando no quinto ano em que estamos à frente da Seccional, o valor foi reajustado, mas, mesmo assim, por um percentual bem inferior à inflação acumulada. E hoje — apesar de oferecermos mais e melhores serviços do que as demais secionais — nossa anuidade é uma das mais baixas do país.

Isso tudo só reafirma que uma administração austera e competente faz com que os recursos rendam muito mais.

* * *

Com satisfação, registramos que o novo presidente do Tribunal de Justiça, Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, entrevistado nesta edição da TRIBUNA, promete realizar a curto prazo concursos para juízes e serventuários, além de buscar uma solução para os juizados especiais.

Além disso, afastou a possibilidade de reintroduzir a discriminatória revista aos advogados na porta do Fórum.

São boas notícias.


Abrir WhatsApp