13/12/2013 - 15:58

O que você acha da proposta de instalação do PJe como sistema único nos tribunais do país?

13/12/2013 - 15:58

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anunciou, no fim de outubro, que colocaria em pauta um projeto de resolução que pretende fazer do sistema criado pelo órgão, o Processo Judicial Eletrônico (PJe), único no país, obrigando os tribunais que operam com outras plataformas a adotá-lo. Na iminência da votação da polêmica proposta, a redação da TRIBUNA esteve no Fórum do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da Rua do Lavradio e na Casa do Advogado, na Rua do Rezende, para saber a opinião dos colegas sobre o assunto.

Acho que, no momento, essa unificação não é viável, pois já existe um acúmulo de processos, as petições não estão nem entrando atualmente. Estamos com muita dificuldade na área trabalhista. Eu acho até que o futuro é promissor para o PJe, mas para todos os tribunais operarem com ele, precisará funcionar direito.
Aloísio Carlos da Conceição, advogado, 62 anos

A unificação é válida desde que o sistema aplicado em todos os tribunais seja eficiente, coisa que o PJe, principalmente nesta versão que funciona atualmente no TRT, não está sendo. Se a unificação do sistema gerar melhora na qualidade do PJe, acho que ela será bem vinda, pois facilita utilizarmos um sistema só, sem nos preocuparmos com as particularidades, as regras específicas de cada um.
André Lapoente, advogado, 36 anos

No atual cenário, sou contra a unificação. Sou contra porque o PJe não funciona a contento, sai do ar toda hora e não temos nenhum suporte. O problema não é unificar, mas sim fazer isto com esse sistema que apresenta tantas dificuldades.
Paulo Sérgio Figueiredo, advogado, 63 anos

Essa proposta deve ser aprovada porque os sistemas separados dificultam muito para o advogado na hora do seu trabalho. Atualmente, temos que ter uma plataforma para a Justiça Estadual, uma para a Trabalhista e uma para a Federal. Imagina os advogados que ainda militam em outros estados e precisam de sistemas específicos para os processos de cada um deles. A unificação vai deixar a classe mais confortável e segura no desempenhar de suas funções diárias.
Jaime Cassimiro Pereira, advogado, 36 anos

A proposta é interessante, desde que o programa funcione plenamente. Ele não vem atendendo satisfatoriamente a nossa região e me parece que não comporta a demanda: não desenvolve com facilidade e cai toda hora, mesmo com as atualizações. Mas acho que vai melhorar ao longo do tempo e será válido unificar, até porque o sistema tem coisas boas.
José de Brasil, advogado, 51 anos

É interessante unificar todo o processo eletrônico judicial porque não faz sentido cada estado operar com um sistema diferente. Então entendo que a instalação de uma plataforma única, em todos os tribunais, seria o ideal para os advogados. Assim, só precisaremos nos preocupar com as particularidades de um sistema.
Paulo Quintanilha, advogado, 58 anos

A proposta é a saída para um problema que enfrentamos hoje. Alguns colegas são contra a unificação, alegando que se o sistema sair do ar prejudica o funcionamento de todos os tribunais. Mas o que espero é que o CNJ apresente uma saída à advocacia, para que possamos trabalhar adequadamente. Por conta da inconsistência do PJe, praticamente não trabalhamos nos meses de outubro e novembro. A saída, na verdade, seria aceitar a petição em papel, e o CNJ não demonstrou até agora sensibilidade para este pleito.
Natanael Pires de Souza, advogado, 49 anos

É uma proposta viável e sempre sou a favor do que a maioria dos meus colegas pede. Acredito que um único sistema nos ajudará muito na prática processual, pois não precisaremos ficar correndo para todos os lados e lidando com plataformas diferentes.
Marlene da Conceição Oliveira, advogada, 72 anos