13/12/2013 - 15:46

Lançamento da 22ª Conferência Nacional dos Advogados reúne, no Rio, dirigentes da Ordem

13/12/2013 - 15:46

Os principais dirigentes da advocacia brasileira reuniram-se dia 28 de novembro no Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da OAB/RJ, para o lançamento da 22ª Conferência Nacional dos Advogados, que acontecerá em outubro de 2014, no Rio de Janeiro. O presidente da Seccional fluminense, Felipe Santa Cruz, afirmou que o evento será um momento fundamental para a advocacia diante da realidade social do país e da necessidade de buscar respostas para os protestos populares.

“Estamos trabalhando na parte administrativa e de estrutura, mas teremos também que responder à pergunta: para que queremos realizar uma conferência? Em parte, para dar satisfações ao que vimos nas ruas este ano. O país está indo para sua sétima eleição presidencial após o retorno da democracia, com imprensa livre, tribunais funcionando, institucionalmente fortalecido, e eleições a cada dois anos. Porém, temos um povo que quer saúde, educação, mobilidade urbana, quer saber da vida dos governantes e cobrar deles suas demandas”, analisou Felipe.

“Por isso, a conferência não pode ser apenas uma festa. Ela só terá sentido se refletirmos sobre esses acontecimentos, se respondermos a esses cidadãos que a história construída pela Ordem tem que estar a serviço deles, criando instrumentos para que se sintam incluídos no futuro da nação. Vamos refletir juntos sobre o país que queremos construir. Que cada advogado, dos iniciantes aos mais famosos, cada estudante se sinta dono de tudo isso”, continuou.

O presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Furtado, lembrou que a conferência é mais que um evento jurídico. “Ela é o órgão máximo de consultoria do Conselho Federal, define o caminho que a OAB irá tomar. Quero convidar a todos para se transformarem em protagonistas dessas decisões. Que seja um marco de defesa da ordem constitucional e da garantia dos direitos da pessoa humana. Que seja um grito contra a intolerância, o preconceito, a discriminação”, disse Furtado.

Os nomes escolhidos como patronos  nacional e local do evento foram os de Evandro Lins e Silva e Heleno Fragoso, respectivamente.

Na ocasião, foi assinado um convênio com a Universidade Estácio de Sá, que adquiriu antecipadamente nove mil inscrições para o evento. Além de Furtado e Felipe, participaram da mesa a presidente do Tribunal de Justiça,  Leila Mariano; o coordenador do Colégio de Presidentes de Seccionais e presidente da OAB/MG, Luís Cláudio Chaves; o chefe da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad), Paulo Marcondes Brincas; o conselheiro federal pelo Rio de Janeiro Wadih Damous; o chefe do gabinete da Prefeitura do Rio, Gustavo Schimdt, representando o prefeito Eduardo Paes; e o presidente da Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá, Rogério Melzi.

Estavam presentes também o vice-presidente do Conselho Federal, Cláudio Lamachia; o secretário-geral, Cláudio Pereira; o secretário adjunto, Cláudio Stábile, e o tesoureiro, Antonio Oneildo. E, ainda, o presidente da Caarj, Marcello Oliveira; o ministro do Superior Tribunal de Justiça Adilson Macabu; o presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, Fernando Fragoso, dirigentes de seccionais, conselheiros e parlamentares.