13/06/2016 - 14:03

Na palma da mão: Seccional lança aplicativo de serviços para colegas

13/06/2016 - 14:03

Na palma da mão: Seccional lança aplicativo de serviços para colegas

Em 2015, dados divulgados pelo Google dão conta de que, pela primeira vez, o número de acessos à internet via dispositivos móveis superou o de usuários que navegam utilizando computadores pessoais. E os números mostram que essa diferença tende a aumentar. Atenta às novas demandas tecnológicas e aos benefícios que essas inovações trazem ao cotidiano dos colegas, a Seccional lançou, no início de junho, um aplicativo para celulares e tablets. O programa é gratuito e está disponível para aparelhos com sistemas iOS e Android.
“Sempre apostamos na criação de serviços inovadores para os advogados e tenho certeza de que, como das outras vezes, teremos um bom retorno da classe”, afirma o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz.

Desenvolvido em parceria com o Clube Azul, que desde 2013 oferece uma série de vantagens aos inscritos na Ordem, o aplicativo terá três fases de lançamento até a liberação de todas as funcionalidades. Neste primeiro momento, estão disponíveis para consulta todos os convênios firmados pela Seccional no Estado do Rio. O menu apresenta as opções de busca entre Bares e restaurantes, Bem-estar, Arte e cultura, Educação, Serviços, Turismo e lazer e Clube Azul, todos os itens divididos em subcategorias.

A maior vantagem desta nova interface de consulta é a facilidade de acesso, segundo o diretor do Clube Azul e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do aplicativo, Henrique Thoni. “O advogado passa a ter na palma da mão todos os benefícios disponibilizados pela OAB/RJ ao longo dos últimos anos, podendo utilizá-los onde quer que esteja”, explica. Para ele, o uso do aplicativo pode resultar, também, em um melhor aproveitamento das parcerias. Segundo Thoni, ao fazer o recadastramento dos estabelecimentos conveniados para a inclusão no aplicativo, muitos deles afirmaram receber poucos clientes demandando os descontos para inscritos nos quadros da Ordem. “Creio que um dos principais motivos seja a distância entre o site e o dia a dia na rua. Quando você vai a um shopping, por exemplo, não tem previamente a certeza do que vai precisar. Acredito que ter a lista de convênios no celular vá aumentar consideravelmente este consumo direcionado”, considera.

Implantação gradual

A primeira fase de implantação liberou apenas os dados para consulta dos conveniados. Ao iniciar o aplicativo, o colega acessa diretamente o menu dividido em categorias. Após fazer uma seleção e indicar a cidade onde se encontra, uma lista com todos os estabelecimentos é exibida.

Para a segunda fase está programada a consulta ao Recorte digital, serviço oferecido gratuitamente aos inscritos na OAB/RJ. Com isso, os colegas poderão acessar diretamente pelo celular as publicações de seu interesse nos diários oficiais dos estados brasileiros escolhidos. Vale lembrar que, para ter acesso ao serviço do Recorte digital, o advogado precisa estar com a inscrição ativa e com todos os débitos relacionados à Seccional quitados.

Ainda nesta etapa, os colegas terão a possibilidade de fazer denúncias relativas a violações de prerrogativas por meio de seus dispositivos móveis. Disponível no portal da Seccional desde abril, a funcionalidade permite que o advogado faça as reclamações sem sair do escritório. Com o aplicativo, ele poderá solicitar a ajuda da Comissão de Prerrogativas ainda no local em que a violação ocorrer. Assim como no site, serão quatro opções – Envio de violação, Cpap, Alvará prejudicado e Extrato de pena.

A terceira fase de implantação contará com uma série de ferramentas conectadas à área administrativa da Seccional. Será possível solicitar certidões, pagar a anuidade e tratar dos trâmites referentes à certificação digital.

Cada fase deve demorar entre 40 e 60 dias para entrar em operação, uma após a outra. O último estágio requer uma integração mais complexa, com vários sistemas diferentes, inclusive com a Certisign, empresa responsável pela certificação digital.

Uma das exigências da Seccional durante a elaboração do novo aplicativo foi a simplicidade de uso. “Não queremos criar uma barreira tecnológica, mas, ao contrário, possibilitar mais agilidade e melhorar a vida profissional dos colegas”, conclui Felipe.

1ª fase
(junho)
 2ª fase
(até o fim de agosto)