13/06/2016 - 14:11

COMPARTILHE

OAB/RJ alerta colegas sobre risco de golpe contra escritórios

13/06/2016 - 14:11

OAB/RJ alerta colegas sobre risco de golpe contra escritórios

Após denúncia da advogada Valéria Desidério, a Comissão de Prerrogativas da OAB/RJ lançou um alerta aos advogados sobre o chamado golpe da ação coletiva. De acordo com a advogada, no dia 2 de maio seu escritório foi procurado por uma pessoa que se identificou como José de Oliveira, ex-funcionário da empreiteira Odebrecht, afirmando ter atuado em obras para as Olimpíadas no Rio. De acordo com o relato, o suposto ex-funcionário e 400 operários haviam sido dispensados sem o recebimento da rescisão, e retornaram para a cidade de origem, Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. A proposta era contratar um escritório para ingressar com uma ação coletiva na Justiça do Trabalho.

Argumentando que se tratava de pessoas humildes, o homem solicitou que o escritório fosse até aquela cidade e arcasse com os custos do encontro, como a locação de um salão para a reunião. Sendo um procedimento considerado rotineiro para uma ação desse porte, Valéria contou ter aceitado a proposta.

Uma conta foi repassada à advogada para o depósito de R$ 400, valor de aluguel do espaço escolhido por José para a reunião. No entanto, entre as informações não constava o número do CPF do titular, motivo pelo qual a transferência não pôde ser concluída. Após várias tentativas de obter o número, a advogada desconfiou e pesquisou a agência bancária, descobrindo que se tratava de uma unidade da CEF no Paraná, e não no Espírito Santo. Diante do fato, Valéria procurou a Subseção de Bangu para relatar o ocorrido.

A Comissão de Prerrogativas da OAB/RJ avisa aos colegas para que redobrem a atenção a este tipo de abordagem. Apesar de fazer parte da prática profissional, quando há necessidade de investimento por parte dos advogados, todas as informações sobre os possíveis clientes devem ser muito bem checadas. Tentativas de golpes semelhantes foram registradas em outros estados.

Abrir WhatsApp