13/06/2016 - 14:53

COMPARTILHE

Direito Empresarial: em debate, conversão do Brasil ao IFRS

13/06/2016 - 14:53

Direito Empresarial: em debate, conversão do Brasil ao IFRS

A conversão da contabilidade brasileira para os padrões contábeis internacionais, ocorrida nos últimos anos, foi o mote do evento que a Comissão de Direito Empresarial (Code) da OAB/RJ realizou no dia 16 de maio, reunindo especialistas do Direito e da contabilidade para tratar de forma interdisciplinar a questão.

“Foi-se o tempo em que se dizia que o profissional de Direito não gostava de números, que isso era tratado de forma natural, ainda mais na área empresarial. Nós, advogados, temos que buscar cada vez mais nos integrar à área contábil. Alguns ainda têm medo do tema, e por isso se torna tão importante essa abordagem”, observou o presidente da Code, Pedro Freitas Teixeira, na abertura do evento.

O auditor Roberto Paulo Kenedi, coordenador do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) fez uma contextualização sobre a adoção do IFRS – do inglês International Financial Reporting Standards – no Brasil.

Segundo ele, além da transparência, os maiores benefícios que a convergência ao IFRS trouxe foram o aumento da comparabilidade das demonstrações financeiras em cada mercado, a integração internacional do mercado de capitais, a disponibilidade de informações financeiras com mais qualidade e o aumento da eficiência da empresa. 
 

Abrir WhatsApp