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03/08/2018 - 21:00
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Campanha elabora ranking de piores unidades e encaminha reclamações a juízes responsáveis
Amanda Lopes
Cerca de dois meses após seu lançamento, a campanha Dignidade nos juizados — que objetiva apontar soluções para os principais problemas nos juizados especiais — já apresenta resultados positivos. As reclamações recebidas pela Ordem pelo e-mail [email protected] foram enviadas aos juízes responsáveis, que têm demonstrado interesse em contribuir para as melhorias. “Com a ajuda dos advogados, conseguimos fazer uma radiografia dos juizados”, afirma o vice-presidente da Seccional e coordenador da campanha, Sérgio Fisher.
Um exemplo relatado por Fisher é o do advogado Renato Pimentel, que aguardava pela prolação de uma sentença há mais de um ano no I Juizado Especial de Nova Friburgo, e agora reconhece a melhoria no andamento processual no JEC. “Quero externar minha satisfação com a atuação da comissão”, escreveu ele em e-mail enviado à Seccional. Outro caso recente refere-se ao XXIV JEC, localizado na Barra da Tijuca. De acordo com mensagem remetida pela advogada Jeane Esteves, as atas voltaram a ser impressas pelo juizado após a intervenção da OAB/RJ. “Graças a esta eficiente Seccional, agora posso receber meu pagamento, já que sou audiencista”, comemora a colega.
A unidade da Barra da Tijuca, aliás, lidera o ranking dos piores juizados formulado pela Ordem durante a primeira fase da campanha. Segundo Fisher, além da Barra, os JECs de Catete, Nova Iguaçu, Guadalupe, Bangu, Duque de Caxias, Piedade, Região Oceânica, São João de Meriti e Rio das Ostras foram os principais alvos de reclamação dos profissionais que procuraram a comissão. Já sobre as queixas mais recorrentes, ele lista como exemplos a demora na juntada de petições, o atraso nas audiências, os problemas na localização dos autos, a falta de conciliadores e juízes leigos, além da lentidão para a expedição de mandados de pagamento.
Fisher explica que agora a comissão vai encaminhar seus delegados para fazerem visitas às unidades campeãs de críticas para que eles chequem o seu funcionamento. “Os delegados poderão verificar in loco aquilo que os colegas têm relatado por e-mail, podendo propor, assim, soluções eficazes para os problemas encontrados”, explicou o vice-presidente.
Piores unidades, segundo os colegas1 - Barra da Tijuca2 - Catete3 - Nova Iguaçu4 - Guadalupe5 - Bangu6 - Duque de Caxias7 - Piedade8 - Região Oceânica9 - São João de Meriti10 - Rio das Ostras
Principais reclamações1 - Demora na juntada de petições2 - Demora na expedição de mandados de pagamento3 - Demora no processamento4 - Atraso nas audiências5 - Problemas na convolação de audiências de acordo para audiências de instrução e julgamento6 - Descumprimento do prazo para a prolação de sentenças7 - Adiamento de audiências por falta de conciliador ou de juiz leigo8 - Falta de estrutura nos juizados9 - Mau atendimento de serventuários10 - Problemas na localização dos autos11 - Filas12 - Extravio de petições
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