03/08/2018 - 21:01

Mais de 50 toneladas de donativos foram entregues pela Seccional

03/08/2018 - 21:01

Mais de 50 toneladas de donativos foram entregues pela Seccional

Ao todo, foram entregues pela Seccional e pela Caarj aos desabrigados mais de 50 toneladas de mantimentos, distribuídos em diversas caravanas, que contaram com as participações dos tesoureiros da Ordem, Marcello Oliveira; e da Caixa, Ricardo Menezes; do secretário-geral da OAB/RJ, Marcos Luiz Oliveira de Souza; dos presidentes das comissões de Segurança Pública, de Bioética e Biodireito e de Defesa, Assistência e Prerrogativas, Ivan Vieira, Maíra Fernandes e Fernanda Tórtima, respectivamente; dos presidentes das subseções da Leopoldina e de Itaboraí, Frederico Mendes e Jocivaldo Lopes; dos conselheiros Carlos Henrique Carvalho e Ricardo Bratjerman; dos integrantes da Comissão OAB Jovem Bruno Queiroz e Rhubens Almeida; e do assessor da presidência da Seccional, Rodrigo Graça Aranha.

Enquanto isso, liderados pelos presidentes das OABs de Friburgo, Carlos Pedrazzi, e Teresópolis, Jefferson Soares, advogados e funcionários das próprias subseções, do DAS e da Caarj ajudavam na solução de entraves burocráticos com a liberação dos corpos, no resgate das vítimas, na distribuição de mantimentos e até na identificação e limpeza de corpos, já que o poder público não dava conta de tamanha demanda de trabalho. Mais de 50 toneladas de donativos foram entregues pela Seccional A Central de Atendimento OAB/Caarj também se mobilizou e, para apurar as necessidades dos colegas, tentou entrar em contato com todos os inscritos nas subseções situadas em áreas atingidas, permitindo, inclusive, ligações a cobrar para seu número durante o período após as chuvas. No total, mais de 1.200 advogados foram contatados.

Diante do caos que tomou conta dos municípios mais afetados, a presidente da Cdap, Fernanda Tórtima, encaminhou pedidos de suspensão de prazos processuais ao Tribunal de Justiça (TJ), ao Tribunal Regional Federal (TRF-2) e ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que atenderam prontamente. No TRT-1, os prazos permaneceram suspensos até o dia 25 de janeiro, enquanto no TJ e no TRF-2 a suspensão foi mantida até o dia 14.

A medida foi válida para os municípios de Nova Fribrugo, Teresópolis, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto, Cordeiro, Trajano de Moraes, Cantagalo, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Bom Jardim e Duas Barras. No município de Petrópolis, o Fórum manteve seu funcionamento. Mais informações sobre a tragédia na Região Serrana no Portal da OAB/RJ www.oab-rj.org.br