03/08/2018 - 20:58

Pleito apontará novos presidentes da OAB/RJ e das 57 subseções

03/08/2018 - 20:58

Pleito apontará novos presidentes da OAB/RJ e das 57 subseções

Advogados elegerão também a diretoria da Caarj e os representantes do Rio de Janeiro no Conselho Federal para o triênio 2010/2012. Votação começará às 9h e será encerrada às 17h

Uma eleição democrática e transparente. Este é o compromisso da Comissão Eleitoral da OAB/RJ com relação ao pleito que acontecerá no próximo dia 16 de novembro, das 9h às 17h, em todo o estado. Serão eleitos pela classe a nova diretoria da Ordem, os membros do Conselho Seccional, os representantes do Rio de Janeiro no Conselho Federal e a diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), além dos presidentes e diretores de 57 subseções e de seus conselheiros (nas representações que têm conselho). Os eleitos cumprirão mandato entre 2010 e 2012.

Os advogados escolherão 120 conselheiros (80 efetivos e 40 suplentes). O número é superior ao do último pleito, já que a OAB/RJ, assim como várias outras seccionais, adotou a proposta do Pleno da OAB Federal, que autorizava o aumento.  Anteriormente, eram 60 membros efetivos e 30 suplentes.  Serão escolhidos, ainda, três representantes para o Conselho Federal (com dois suplentes) e cinco diretores da Caarj (com dois suplentes).

Para concorrer à diretoria e ao Conselho da Seccional, três chapas requereram registro à Comissão Eleitoral: a OAB de portas abertas, capitaneada por Luciano Viveiros (nº 11); a Nova OAB, liderada por Wadih Damous (nº 22); e a Mais OAB, comandada por Lauro Schuch (nº 33).

Nas próximas páginas, os candidatos à presidência da OAB/RJ expõem, em entrevistas, sua visão sobre o papel da Ordem com relação ao advogado e à sociedade, além de suas propostas de trabalho e do programa para a gestão. De forma democrática, cada candidato recebeu o mesmo espaço, tanto em termos de diagramação, quanto de imagem e número de caracteres.

A TRIBUNA publica, também, a relação completa das chapas, com os postulantes a conselheiro seccional e federal, à diretoria da Caarj e à presidência e aos conselhos  das subseções.  Vale lembrar que, tanto no caso da Seccional, quanto das subseções, a relação de nomes das chapas pode sofrer mudanças, devido a eventuais impugnações pela Comissão Eleitoral.

Locais de votação

Os colegas já estão recebendo uma correspondência enviada pela OAB/RJ para cada inscrito, informando seu local de votação. A lista dos postos, reproduzida na página 24 desta edição, está disponível também no Portal da Seccional (www.oabrj.org.br). No mesmo endereço, há um hotsite no qual os interessados podem acessar todas as informações necessárias à participação no pleito, digitando apenas seu número de inscrição na Ordem.

Na hora de votar, o eleitor não pode esquecer seu cartão da OAB ou um dos seguintes documentos de identificação: registro de identidade, carteira de habilitação, carteira de trabalho (com foto) ou passaporte. As justificativas para a não participação no pleito devem ser encaminhadas para a Comissão Eleitoral até 30 dias após a eleição.

Como nos anos anteriores, a OAB/RJ utilizará o sistema de urnas eletrônicas, cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Uma novidade das próximas eleições é que mais de 90% dos locais de votação serão adaptados para garantir a acessibilidade dos cadeirantes.

Inadimplentes

O voto é obrigatório para todos os colegas inscritos e em dia com a anuidade. Os inadimplentes que não realizaram o parcelamento até o dia 16 de setembro poderão pagar a totalidade do débito até o dia da eleição. Neste caso, eles votarão em urna especial na sede da Seccional ou nas subseções nas quais estão vinculados. Os inscritos que se encontram suspensos por falta de pagamento poderão exercer o direito ao voto desde que, até o dia da eleição, regularizem as anuidades atrasadas.

Para mais informações sobre o pleito, acesse www.oabrj.org.br, envie uma mensagem para [email protected] ou telefone para (21) 2272-2194 /2195.