26/06/2014 - 13:21

COMPARTILHE

Dica do Mês: O primeiro crime carioca

26/06/2014 - 13:21

Dica do Mês: O primeiro crime carioca

MARCELO MOUTINHO
 
O primeiro homicídio formalmente registrado no Rio de Janeiro, ocorrido em 1567, serve de mote para o notável romance que o escritor Alberto Mussa acaba de lançar pela editora Record. Em A primeira história do mundo, Mussa cria um narrador-detetive que divide com o leitor suas investigações, partilhando hesitações e dúvidas. O registro ficcional se sustenta sobre a real documentação do caso, que, entre suspeitos, acusados e testemunhas, enredou 15% da população da cidade, então composta por 400 moradores. 

A busca pela identificação do assassino acaba por iluminar, em perspectiva, a mentalidade do Brasil da época. Ao esquadrinhar o crime e suas consequências, Mussa descortina um Rio que é também emblema do país em formação. 

A primeira história do mundo é o terceiro romance de uma série de cinco na qual o autor pretende formular um “compêndio mítico” da capital fluminense, e que já rendeu O trono da rainha Jinga, cuja ação principal se dá em 1626, e O senhor do lado esquerdo, que parte de um crime cometido em 1913.
 

Abrir WhatsApp