03/08/2018 - 21:04

COMPARTILHE

OAB/RJ realiza campanha pela abertura dos arquivos desde 2010

03/08/2018 - 21:04

OAB/RJ realiza campanha pela abertura dos arquivos desde 2010

A luta da OAB/RJ pela memória e pela verdade, em defesa do esclarecimento sobre o que aconteceu nos chamados “anos de chumbo”, foi iniciada em 2010. Naquele ano, a Seccional lançou uma campanha em defesa da abertura dos arquivos da repressão política na ditadura militar, que ganhou dimensão nacional. O movimento contou com um abaixo-assinado, que já obteve mais de 44 mil adesões e continua acessível no Portal da Seccional (www.oabrj.org.br).
 
Na época, os atores Fernanda Montenegro, Mauro Mendonça, José Mayer, Glória Pires, Eliane Giardini e Osmar Prado interpretaram militantes políticos desaparecidos em filmetes para a campanha divulgados em emissoras de TV e redes de cinema.

Em setembro de 2011, o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, reuniu-se com a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, que elogiou o trabalho empreendido na Campanha pela Memória e pela Verdade, afirmando que a Seccional havia impulsionado um movimento nacional pela causa e contribuído para a democracia e os direitos humanos no país.

Abrir WhatsApp