03/08/2018 - 21:04

03/08/2018 - 21:04

Eleição direta revitalizará o Conselho Federal

Wadih Damous

As eleições diretas para o presidente e a diretoria do nosso Conselho Federal não só tornarão mais democrático o processo de escolha, incorporando a ele os 700 mil advogados, hoje alijados.

Elas trarão, ainda, outra consequência importante: a modificação da campanha.

Como são apenas 81 os integrantes do colégio eleitoral que indica a direção nacional da Ordem, compromissos públicos dos candidatos com a advocacia e com as funções institucionais da OAB dão lugar a conchavos, quando não a promessas de bastidores envolvendo apoio material a tal ou qual seccional, caso seus representantes no Conselho Federal sufraguem determinado candidato.

A consequência inevitável disso é a falta de legitimidade do presidente e da diretoria da OAB Federal diante da advocacia e da sociedade. Seus nomes, em geral, só se tornam conhecidos depois de empossados nos cargos. Quando isso ocorre...
Assim, independentemente dos erros ou das omissões dos atuais dirigentes nacionais da OAB, a forma com que eles são escolhidos está na origem do descrédito por que passa a Ordem no plano nacional.

Por isso, é urgente trazer a democracia para dentro da entidade e garantir eleições diretas na OAB Nacional.

A campanha deflagrada pela Seccional do Rio com esse objetivo já pode ser considerada um sucesso. O ato de lançamento reuniu figuras representativas da advocacia, da sociedade e do Congresso Nacional – como mostra nossa reportagem nesta TRIBUNA.

Não à toa, os adversários da eleição direta não vêm a público apresentar argumentos e preferem tentar calar o debate.

Mas ninguém impedirá a democratização da OAB.

Ela é dos advogados. De todos os advogados.

E estes saberão retomar a direção de sua entidade, não permitindo que a escolha dos dirigentes continue a ser feita por um pequeno círculo de supostos iluminados.