21/12/2017 - 14:27

21/12/2017 - 14:27

Vitória na Câmara e novo modelo na Caarj

FELIPE SANTA CRUZ

Esta edição da TRIBUNA estava praticamente fechada quando recebemos a notícia da aprovação, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei (PL) 8.347/2017, que tipifica penalmente a violação de direitos dos advogados durante o exercício profissional.

Trata-se de um importante passo no sentido de que o projeto vire, efetivamente, lei. Agora, a votação será no plenário da Câmara, e a OAB permanecerá mobilizada para garantir mais essa conquista em defesa da classe. Agradecemos aos deputados Sérgio Zveiter e Wadih Damous, ex-presidentes da Seccional e hoje membros da bancada do Rio de Janeiro em Brasília, pelo voto em favor do PL.

O tema das prerrogativas, aliás, foi um dos grandes destaques da XXIII Conferência Nacional, que aconteceu em São Paulo (SP) no à passado. Com a maior comitiva entre as seccionais – à exceção, é claro, da anfitriã –, a OAB/RJ se somou ao esforço da advocacia brasileira em torno do assunto e marcou presença em painéis e eventos paralelos, tornando-se protagonista das discussões sobre tópicos institucionais e corporativos. Entre eles, a luta por maior eficiência do Poder Judiciário, as reformas trabalhista e previdenciária, reflexões sobre o conceito de democracia hoje e a necessidade de maior representatividade da mulher e da jovem advocacia na Ordem.

Além disso, o estande da Seccional do Rio foi um dos mais movimentados do evento, recebendo colegas de todo o país.

*  *  *

Outra boa notícia que nossa capa traz é a inauguração de uma clínica médica exclusiva para advogados, estagiários e seus familiares. O novo espaço da Caarj, localizado no Centro do Rio, oferece 15 especialidades, com preços abaixo do mercado e possibilidade de parcelamento.

A clínica ganha redobrada importância neste momento de crise. Sabemos das dificuldades da categoria e, ao garantir valores reduzidos e pagamento facilitado, com serviço de qualidade, a Caarj assiste os que mais precisam.

Vale ressaltar, também, que a clínica é uma parceria entre a Caixa e a Med10, empresa de alta credibilidade na área médica. Esse novo e bem-vindo modelo assegura o atendimento à classe sem comprometer a saúde financeira da Caarj. Parabéns à entidade.

*  *  *

Desejo a todos os advogados e advogadas um feliz Natal e um ano novo com muita saúde, prosperidade e alegrias. Contem com a Ordem, sempre.