O conceito-chave quando se fala em alavancar a receita de escritórios de advocacia é o relacionamento com os clientes, defendeu o consultor tributário José Carlos Carvalho no webinar do qual o presidente da Seccional, Luciano Bandeira, foi anfitrião na noite de terça-feira, dia 1º. Transmitido pelo canal da OABRJ no YouTube, o encontro ficará gravado para ser visto e revisto pelos colegas. 

O ex-auditor geral do Ministério Público e ex-auditor fiscal detalhou como o advogado pode conquistar e reter clientela apesar das restrições à publicidade impostas à classe; descreveu métodos de organização e deu dicas práticas, como, por exemplo, preferir a cobrança de honorário variável em vez de fixo e a treinar o olhar para identificar oportunidades acessórias para se explorar junto ao cliente. 

“O advogado fica muito preso à sua expertise técnica, mas se não tiver as ferramentas para trazer as pessoas que te contratem, tudo isso se perde”, comentou Luciano. “A faculdade de Direito falha ao não ensinar isso”.