14/05/2012 - 11:49

Wadih: 'Queremos um presidente dos advogados brasileiros'

redação da Tribuna do Advogado

"Não queremos um presidente dos conselheiros federais, mas dos advogados brasileiros". A reivindicação do presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, durante abertura do ato pelas Diretas Já no Conselho Federal, na manhã desta segunda-feira, dia 14, deixou clara a intenção do movimento de inserir no proceso eleitoral da Ordem os cerca de 700 mil advogados que existem no país.

Falando para um auditório cheio, Wadih lembrou os números apontados por pesquisa nacional do Ibope, segundo a qual 84% dos advogados apoiam a escolha direta de seus representantes - pelo método atual, são os conselheiros federais eleitos pelos advogados que indicam quem está à frente da Ordem. "Contrariando o que muitos pensavam, a maioria das opiniões favoráveis às Diretas colhidas pela pesquisa veio, justamente, das regiões Norte e Nordeste", afirmou Wadih, rebatendo críticas de que a escolha direta beneficiaria, principalmente, os advogados dos estados do Sudeste.

A ideia de que a campanha seja nacional ficou clara com a presença de presidentes de outras seccionais entre os palestrantes do ato. Deram seus depoimentos favoráveis ao pleito os presidentes das OABs de Minas Gerais e Pará, Luis Cláudio Chaves e Jarbas Vasconcelos, e o conselheiro federal pela Bahia Luiz Viana Queiroz, entre outros advogados.

A campanha pelas Diretas no Conselho Federal conta com um site próprio para divulgar notícias e artigos sobre o assunto e colher assinaturas em prol do pleito. Foi criado, também, um espaço para a interação com colegas, que podem mandar vídeos e mensagens de texto em apoio à campanha.