06/01/2010 - 16:06

Wadih quer reformular TED

Do Jornal do Commercio

06/01/2010 - O presidente da Seção do Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), Wadih Damous, afirmou ontem que irá reformular o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da entidade - órgão responsável por fiscalizar o exercício da advocacia e punir maus profissionais. A promessa foi feita após Wadih ser reconduzido ao cargo por mais três anos, em solenidade de posse realizada na sede da OAB-RJ, no Centro do Rio. Na ocasião, Damous empossou os demais integrantes da diretoria, os 80 conselheiros da seccional e presidentes das 57 subseções eleitos em 16 de novembro, em pleito ocorrido em todo o estado com a participação da categoria.

A cerimônia de ontem foi interna. A posse solene está marcada para o próximo dia 19, no Museu Histórico Nacional, que fica no Centro do Rio. Em breve saudação à nova diretoria, diante do auditório lotado, Damous anunciou mudanças no funcionamento da entidade. Ele afirmou que pretende dinamizar as comissões da Ordem, que chegam a 39.

Temos que fazer uma gestão melhor do que a que fizemos no curso desses três anos. Temos que dinamizar as comissões, que não funcionaram como deveriam. Tenho certeza de que daqui para frente, as comissões vão funcionar como exige a advocacia e a OAB. Inclusive já conversei com o Marcello Oliveira (atual tesoureiro). Ele será o capitão das comissões. A culpa não foi só dos integrantes dessas comissões. Talvez até por falta de experiência, as tenhamos deixado em certo abandono. Através do Marcello, a presidência estará por perto das comissões, que são a espinha dorsal da OAB, afirmou o presidente reeleito.

Legitimidade

Outra mudança ocorrerá em relação ao TED que, na opinião de Damous, deixou a desejar. Malgrado os esforços de alguns integrantes, nosso Tribunal de Ética e Disciplina deixou a desejar. Não podemos permitir que isso aconteça. Se temos legitimidade para sermos porta voz da sociedade, exatamente o órgão de fiscalização da nossa profissão, que deve zelar pela ética no exercício profissional, não pode deixar de funcionar. Temos que dar essa satisfação à sociedade e vamos dá-la, afirmou o advogado, destacando a existência de um projeto que visa a reformular o Tribunal de Ética e Disciplina.

Posso assegurar que o Tribunal de Ética e Disciplina dos próximos três anos de nossa gestão será um modelo a ser imitado pelas demais seccionais, acrescentou. Damous disse que quer um tribunal mais qualificado. Queremos os melhores advogados compondo esse órgão, afirmou o advogado, ressaltando que os integrantes do TED são escolhidos pelo conselho seccional da entidade.

Damous afirmou também que a entidade continuará presente nas questões institucionais e de interesse da população do Rio. Quero assegurar a todos os senhores que a presença marcante da OAB em torno das questões que dizem respeito à sociedade se manterá. Não pode ser de outra forma. Nossa presença institucional será intensificada. Os acontecimentos estão aí para nos ensinar que não podemos virar as costas, afirmou.

O presidente da OAB-RJ destacou ainda o desafio da entidade frente à era digital do Judiciário. A OAB-RJ lançou recentemente a Campanha Fique Digital, dirigida aos 110 mil advogados que atuam no estado, com vistas a ajudá-los a se adequar ao processo eletrônico. A defesa das prerrogativas profissionais foi outro ponto destacado pelo presidente da seccional fluminense, ao resumir seu programa de gestão. O presidente reeleito disse também que manterá os principais serviços da entidade. Enfim, vamos melhorar aquilo que a advocacia considerou como sendo bom, afirmou.

Na posse, Damous foi enfático. Conclamo os novos conselheiros para dizer que trabalho não é o que falta aqui. Vamos caminhar olhando para frente. Temos que fazer uma gestão melhor do que aquela que fizemos no curso desses últimos três anos, afirmou.

Estiveram presentes à cerimônia os presidentes do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB) e da Caixa de Assistência aos Advogados do Rio de Janeiro (Caarj), Henrique Maués e Felipe Santa Cruz, respectivamente, assim como os integrantes da diretoria da OAB-RJ nesta nova gestão: o tesoureiro Marcello Oliveira, o secretário-geral Marcos Luiz Oliveira de Souza, o vice-presidente Sérgio Fisher e o secretário-adjunto Wanderley Rebello. O presidente da comissão eleitoral da Seccional, Silvio Lessa, conduziu a posse de Damous, que, por sua vez, chamou, um a um, os demais eleitos para assinar o termo de compromisso.

O conselheiro federal Marcus Vinícius Cordeiro coordenou a cerimônia. Ele fez uma homenagem a José Carlos Tórtima, conselheiro que se despediu do mandato ontem. Nesta gestão, a filha do advogado, Fernanda Tórtima, candidatou-se para a vaga do pai. Essa votação expressiva da chapa Nova OAB mostra que a diretoria galgou o caminho certo, tenho orgulho de a nossa entidade estar sempre na vanguarda em lutas como a pela apuração dos crimes da ditadura, disse José Carlos Tórtima.

Mandato

Damous foi reeleito com 72% dos votos válidos. Os concorrentes, Lauro Schuch, então vice-presidente da entidade, e Luciano Viveiros ficaram em segundo e terceiro lugares, com 22% e 6%, respectivamente. O índice obtido por Wadih, da chapa Nova OAB, foi o maior já alcançado por um postulante na história das eleições da Seccional do Rio. Ele foi eleito para o mandato entre 2010 e 2012.

O presidente da comissão eleitoral da OAB-RJ, Silvio Lessa, destacou o aspecto democrático do pleito. Essa foi a eleição que mais ofereceu aos candidatos igualdade de condições, disse o advogado. Tivemos que enfrentar 40 impugnações durante o pleito. A comissão ofereceu a todos o direito de defesa. Ouviu o impugnado e aquele que impugnava. Todas as chapas puderam indicar fiscais para todas as seções eleitorais, afirmou Lessa.