18/06/2012 - 15:01

Wadih cobra esclarecimento de torturas como a sofrida por Dilma

redação da Tribuna do Advogado

No depoimento prestado pela presidente Dilma Rousseff em 2001 ao Conselho dos Direitos Humanos de Minas Gerais (Conedh-MG) - e divulgado pelo jornal O Estado de Minas neste domingo, dia 17 - ela revelou uma série de torturas sofridas quando esteve presa durante a ditadura militar, como sessões no pau de arara, choques e agressões que chegaram a causar deformação dentária. "É muito difícil conter a indignação e o nojo diante do relato porque são sofrimentos extraordinários que não encontram paralelo no cotidiano de nossas vidas", comentou o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous.

Wadih afirmou, ainda, que esse sentimento aumenta quando se sabe que os torturadores não irão a julgamento, conforme decidiu o Supremo Tribunal Federal (STF). Para ele, o fato de ser até então desconhecida a tortura sofrida pela presidente em Juiz de Fora, evidencia a responsabilidade dos trabalhos que a Comissão da Verdade terá que desenvolver. E completou: "Diante disso tudo, pichar os muros das casas dos torturadores é, ao que parece, a única justiça que se pode fazer em relação aos atos de barbárie que os torturadores cometeram".