27/09/2024 - 10:54 | última atualização em 27/09/2024 - 12:47

Você sabia que a Caixa de Assistência da Advocacia oferece capacitação sem custo adicional a jovens e futuros advogados?

Projeto, que se soma às iniciativas de qualificação promovidas pela OABRJ, já atendeu mais de 25 universidades e 35 subseções só em 2024

Mariana Reduzino

Com objetivo de enriquecer o conhecimento jurídico da classe e contribuir com o crescimento profissional, a Caixa de Assistência criou o Caarj 4.0, projeto desenvolvido pouco antes da pandemia da Covid-19 que oferece palestras com temas de interesse da sociedade civil, sempre fazendo pontes com a atuação da advocacia. Os destinatários são advogados(as), estagiários (as) e universitários de todo o estado. Já são 35 subseções e 27 universidades percorridas pelo projeto só este ano e mais de mil estudantes que participaram do projeto.

Intituladas “Caarj 4.0 nas faculdades” e “Caarj 4.0 nas subseções”, as capacitações são realizadas em locais estratégicos a fim de promover a interação entre os colegas de profissão. Locais de aplicação do Exame de Ordem são exemplos de onde a Caarj 4.0 também pode se fazer presente, por meio de uma tenda onde quadros da Caarj acolhem os estudantes e os aproximam da Seccional num dia tão importante. Pelas contas da Caarj, mais de 50 mil pessoas já foram impactadas nessa ação.

Em alguns casos, há a integração com um outro projeto fundamental da Caixa de Assistência, o “Advocacia sem machismo”, que consiste em rodas de conversa, palestras e workshops para combater o machismo dentro da advocacia, no sistema de Justiça e na sociedade de forma mais ampla.

A presidente da Caarj, Marisa Gaudio, avalia que o projeto é parte fundamental da Caixa de Assistência do Rio de Janeiro.

“O Caarj 4.0 é um projeto muito especial para a Caixa de Assistência. Estou presidente da Caarj e é muito satisfatório ter a oportunidade de dar continuidade a esse projeto, que tem como principal objetivo alavancar carreiras de profissionais da advocacia e estudantes de Direito. O Caarj 4.0 é muito enriquecedor para todos os profissionais da classe”, disse a presidente da Caarj.

A vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio, grande incentivadora dos projetos de qualificação da advocacia dentro da Ordem, considera o Caarj 4.0 essencial para a classe, levando-se em conta que os participantes são o futuro da profissão.

“Este tema é de grande apelo social, principalmente, tendo como base o aprimoramento e a disseminação do conhecimento dos nossos estudantes e futuros colegas”, destaca Basilio.

A idealizadora do projeto, Andréa Cabo, diz que o Caarj 4.0 é uma das formas mais prazerosas de apresentar a OABRJ para os novos colegas de classe e incrementar o conhecimento daqueles que já estão inseridos na prática da advocacia.

“Temos o prazer e a alegria de visitar as subseções, ainda que sejam distantes da capital, levando sempre muito conhecimento e ajudando as universidades nesse encontro fantástico que é conhecer o órgão de classe da advocacia, conhecer os espaços da Ordem”, afirmou.

Ficou interessado em conhecer o roteiro do projeto Caarj 4.0? Se liga na lista a seguir e veja quando estaremos pertinho de você:

• 01/10 : Caarj 4.0 nas subseções - Méier

• 09/10 : Caarj 4.0 nas subseções - Iguaba