06/07/2015 - 10:27 | última atualização em 06/07/2015 - 10:47

Visitas às subseções são tratadas por Felipe em coluna desta semana

jornal O Fluminense

Caravana

As comarcas de Barra do Piraí e Volta Redonda receberam, em 24 de junho, a visita oficial da OAB/RJ dentro da caravana do projeto Mais Justiça, que percorre o Estado para ouvir as demandas dos colegas de cada município, além de inaugurações para a melhorias da estrutura da Ordem, debates e homenagens à advocacia local. Em Barra do Piraí, prestamos tributo a seis ex-presidentes da subseção, que completaram 49 anos ainda este mês. Já em Volta Redonda (onde a subseção comemora meio século de fundação), reconhecemos o valor dos jovens com a entrega de carteiras aos mais novos advogados a cidade. E, com a Medalha Roberto Luiz Pereira, lembramos a competência dos antigos mandatários da OAB local. É uma forma da Ordem valorizar o trabalho realizado pelos profissionais do interior do estado. O ano se mostra muito duro para todos, mas percebo a advocacia unida e forte no  enfrentamento da crise.

Vara Cível

Outra boa notícia vem de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, que ganhou a 7 a Vara Cível, no dia 25 de junho. A nova serventia é inteiramente digital, a distribuição de ações se dará exclusivamente por meio eletrônico e tentará desafogar o acúmulo de processos, uma das principais reclamações da advocacia. Parabenizo o Tribunal de Justiça pela medida, mas lembro que há apenas três juízes para atender a enorme população local. Precisamos de mais magistrados e servidores na Zona Oeste e em muitas outras áreas do estado - o que, aliás, é uma das reivindicações da campanha Mais Justiça. Dados do TJ informam que, com a nova vara, a média mensal de movimentação cairá de 137 para 117 processos por serventia.

Obras

O primeiro andar da Casa do Advogado de Campo Grande está sendo inteiramente reformado para atender melhor os colegas da região. Em breve, o local vai receber uma central de atendimento, um núcleo de peticionamento com 20 computadores e escritórios compartilhados. Hoje os serviços da subseção estão sendo oferecidos, provisoriamente, no segundo andar da sede. As novas instalações serão entregues aos advogados ainda este ano.

Manual para o TJ

A Diretoria de Inclusão Digital da OAB/RJ elaborou um manual sobre o peticionamento eletrônico no Tribunal de Justiça (TJ) do Rio de Janeiro. Tata-se de um passo a passo para a utilização do sistema, com informações desde a preparação do computador do usuário até o envio da petição. Para acessar, basta visitar o site http:// fiquedigitaLoabij.org.br/, no qual também é possível encontrar outras informações sobre processo eletrônico.

*Felipe Santa Cruz é presidente da OAB/RJ.
Coluna publicada no jornal O Fluminense no domingo, dia 5 de julho de 2015.