25/10/2021 - 18:43 | última atualização em 29/10/2021 - 17:07

Em visita ao arcebispo do Rio, OABRJ se coloca à disposição para parcerias em projetos sociais

Felipe Benjamin

O presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, se reuniu na tarde desta segunda-feira, dia 25, com o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, na sede da Arquidiocese da cidade, na Glória. Estiveram presentes no encontro os advogados Fábio Nogueira, secretário-adjunto da Seccional; Luiz Felipe Conde, conselheiro da OABRJ; e Arnon Velmovitsky, membro fundador da Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário (Abami).

O presidente da Seccional e o arcebispo trocaram impressões e expressaram preocupações com o panorama na capital fluminense, e discutiram possíveis parcerias para o futuro.

"A Ordem tinha um trabalho de orientação jurídica, vinculado a algumas pastorais, para as populações menos favorecidas, e temos a intenção de tentar retomar esses trabalhos em parceria com a Igreja Católica", afirmou Luciano, destacando os trabalhos com a  população em situação de rua e os casos de regularização de propriedades por meio do usucapião extrajudicial como áreas em que a OABRJ poderia auxiliar o trabalho das pastorais.

"Se conseguíssemos construir esse avanço legislativo seria algo muito positivo para a sociedade. A Ordem não é um conselho profissional como qualquer outro, ela tem um compromisso especial com a sociedade e com os direitos humanos. Há muita gente boa disposta a doar seu tempo para orientar pessoas e levar essas questões aos cartórios".

Dom Orani citou a Pastoral das Favelas como um dos braços da Igreja que poderia atuar em conjunto com a OABRJ e destacou também o trabalho da Cáritas RJ junto aos refugiados.

"A questão dos refugiados é outra em que podemos auxiliar", afirmou Luciano. " Já temos uma comissão específica na Ordem e estrutura para prestar assistência jurídica. Colocamos a OABRJ à disposição da Igreja para projetos de caráter social. Acredito que podemos dar uma contribuição importante para o trabalho pastoral da Igreja e o trabalho da Igreja dá segurança à Ordem, que pode colocar seu nome e sua estrutura nesta parceria".

O arcebispo agradeceu a visita e se comprometeu a estudar possibilidades de parceria no futuro.

"Estamos continuamente nos deparando com situações complicadas, então tudo deve ser feito com muita tranquilidade e cautela", afirmou Dom Orani. "Mas devemos conversar e chamar nosso pessoal que trabalha na área. É importante verificar em quais locais é possível realizar esses trabalhos com sucessos", disse.

No início do encontro, o presidente da OABRJ entregou a Dom Orani a imagem de Santo Ivo, padroeiro da advocacia.