20/05/2020 - 14:29 | última atualização em 22/05/2020 - 15:34

COMPARTILHE

Veja quais são as etapas e exigências do cadastramento de contas para recebimento de verbas pela Caixa

Jornalismo da OABRJ

Criados para facilitar o processo de recebimento de verbas judiciais, os convênios da OABRJ com bancos, firmados no período de quarentena, já garantiram a transferência de milhares de ordens de pagamento. Porém, muitos colegas ainda têm dificuldade na hora do cadastramento no sistema na Área Restrita do Portal, principalmente no que envolve o envio da documentação pedida. Diante de solicitações incompletas ou incorretas, os pedidos são rejeitados pelos bancos, o que acaba atrasando todo o processo.

Por isso, a Caixa Econômica Federal preparou um guia detalhando seus padrões. Além do manual com o passo a passo para o cadastramento, os colegas podem ver abaixo todos as etapas do processo e os requisitos do banco para as procurações, a fim de evitar novas exigências.

O convênio da Caixa com a OABRJ para qualquer levantamento judicial (ata/alvará/RPV/precatório) tem dois tipos de demanda:

Demandas que envolvem apenas o recebimento de honorários

  1. O advogado envia no módulo da OABRJ sua documentação pessoal e o documento hábil para levantamento, além de formulário disponível no sistema, preenchido pelo mesmo.

  2.  A OABRJ envia toda a documentação para a agência detentora da conta judicial conforme acordado no convênio.

  3.  A agência realiza a análise de mérito nos mesmos parâmetros que faria se fosse um atendimento presencial.

Estando em conformidade com as normas internas da Caixa, é efetivado o pagamento por meio de crédito em conta com retenção de IR.

Demandas que envolvem o recebimento de honorários e o repasse de valores às partes, que não podem comparecer em agência para receber

  1.  A OABRJ recebe do advogado, através do cadastramento no módulo, sua documentação pessoal, a documentação de seu cliente, a procuração que dá poderes para levantar os valores pelo cliente e o documento hábil para levantamento. O formulário próprio, disponível no sistema da Área Restrita, deve ser enviado assinado apenas pelo advogado.

  2.  A OABRJ envia toda a documentação para a agência detentora da conta judicial conforme acordado no convênio.

  3.  A agência realiza a análise de mérito nos mesmos parâmetros que faria se fosse um atendimento presencial.

  4.  Estando em conformidade com as normas internas da Caixa, é efetivado o pagamento por meio de crédito em conta com retenção de IR. Os valores são creditados da forma como o advogado solicitou quando preencheu o formulário.

  5.  A Caixa informa que a análise de mérito é feita com base em seus normativos internos, sendo exatamente a mesma no convênio ou no atendimento presencial. Como exemplo de alguns itens que são verificados estão a regularidade do CPF perante a Receita Federal, se a procuração apresentada atende aos requisitos da Caixa ou se o documento judicial confere com o que está no site da Justiça Federal.


A CEF frisa que, tanto no convênio quanto no atendimento em qualquer de suas agências, essas são as considerações para que se aceite as procurações:

Procuração Ad Judicia (isto é, conferida ao advogado para atuar no processo judicial ao qual está vinculada a conta a ser sacada)

É aceita em original ou cópia desde que:

▪ Contenha poderes gerais de representação e específicos para dar e receber quitação;

▪ Venha acompanhada de certidão que ateste a habilitação do(s) advogado(s) para representar o titular do valor a ser liberado, emitida há no máximo 30 dias pelo cartório da vara/juizado em que tramitam os autos do processo.

Procuração comum

É aceita se contiver poderes gerais de representação e específicos para dar e receber quitação, tiver sido emitida há menos de um ano e apresentar uma das formas abaixo descritas:

▪ Por instrumento público em original, por traslado ou certidão OU em cópia autenticada por tabelionato, registro civil de pessoas naturais ou serviço notarial;

▪ Por instrumento particular em via original, desde que contenha reconhecimento de firma do mandante, por autenticidade;

▪ Por instrumento particular em cópia, desde que autenticada por tabelionato, registro civil de pessoas naturais ou serviço notarial, cuja procuração original contenha reconhecimento de firma do mandante, por autenticidade.

Abrir WhatsApp